A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996)

obstáculos, dilemas e lições à luz da história

Autores

  • Antonio Gonçalves Nunes Neto Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Estudo NUPECAMP-Pr

Palavras-chave:

Defesa, Educação Pública, Brasil

Resumo

Esta obra, A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história, tese defendida em 23/08/2019, organizada em 03 capítulos, num total de 443 páginas, resultado de pesquisa em nível de Doutorado em Educação, realizada por Lucelma Silva Braga, sob orientação do Profº. Dr Dermeval Saviani.

Lucelma Silva Braga possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2000), mestrado (2005) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal do Maranhão e integrante do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/ GT-MA). Tem experiência na área de Educação em geral, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente com os seguintes temas: hegemonia, trabalho docente, política educacional, história da educação e história das lutas em defesa da educação pública no Brasil.

Referências

OLIVEIRA, João Ferreira de (org.) [et.al.]. Educação e Currículo: Por que as Reformas Curriculares Tem fracassado no Brasil? In: Dourado, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação no Brasil: novos marcos regulatórios – São Paulo: Xamã, 2009.

SANTOS, Ricardo Menezes. A Lei de diretrizes e bases da educação - LDB como estratégia do estado para a acumulação capitalista e suas reconfigurações na produção desigual do espaço. 2020, 329 f. Tese ( Doutorado em Educação) Universidade Federal de Sergipe- São Cristóvão, SE, 2020.

SAVIANI, Demerval. Política e Educação no Brasil.6. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

12-07-2022

Edição

Seção

História