Eduardo Veras, leitor de Alphonsus de Guimaraens
Keywords:
Alphonsus de Guimaraens, Poesia moderna, Literatura brasileiraAbstract
Este trabalho pretende fazer uma breve apreciação do livro O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens, lançado por Eduardo Veras em 2016. A obra corresponde a uma reprodução quase fiel do mestrado de Veras, orientado pelo professor Sérgio Alves Peixoto e apresentado ao programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras UFMG, em 2009. O mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada propõe, a fim de retratar a
condição do poeta simbolista de Mariana, a associação entre a forma do oratório musical e a arquitetura do Setenário das Dores de Nossa Senhora (1899), de Alphonsus de Guimaraens.
References
ELIOT, T. S. “Tradição e talento individual”. Tradução de Ivan Junqueira. In:______. Ensaios. São Paulo, SP: Art Editora, 1989.
FREITAS, Marcus. “[Orelha do livro]”. In: VERAS, Eduardo. O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016.
RICIERI, Francine. “[Prefácio]”. In: VERAS, Eduardo. O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016.
VERAS, Eduardo. Currículo do Sistema de Currículos Lattes. [Brasília], 5 nov. 2020. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/0145442433706142. Acesso em: 29 nov. 2020.
______. O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora. Belo Horizonte, MG: Relicário Edições, 2016.
______. O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora. 2009. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7NWF4V. Acesso em: 29 nov. 2020.