Das Implicações do Sistema Produtivo Capitalista às Questões da Educação Escolar: Aportes Teóricos

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa

Resumo

RESUMO: As observações realizadas neste ensaio deixam explícita a necessidade de buscar o entendimento sobre a relação entre economia e educação escolar, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão acerca de sua importância ao debate acadêmico. Embora pareça não existir um vínculo entre elas, revisitar concepções e discussões que influenciam, particularmente, o cotidiano do sistema de ensino e da educação escolar, o que tem mostrado bastante ambivalente em relação aos enfoques economicistas, torna este ensaio relevante. A abordagem qualitativa de exploração bibliográfica possibilitou conhecer e descrever as informações com maior riqueza de detalhes a partir de material já publicado. As conclusões a que chegamos não têm a pretensão de serem definitivas e tampouco esgotam o assunto ora explorado. As informações aqui reunidas é, assim, uma tentativa de abordar a conexão que possa haver entre os fenômenos econômicos e a educação escolar na sociedade moderna, incluindo os conflitos existentes e suas vinculações aos projetos educativos em disputa.

Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa

Bacharel em Ciências Econômicas. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa – MG.

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Publicado

03/05/2015

Como Citar

Barbosa, J. M. S. (2015). Das Implicações do Sistema Produtivo Capitalista às Questões da Educação Escolar: Aportes Teóricos. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/284