ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DO DESEMPENHO DE PARTICIPANTES DO ENEM 2020 NO MUNICÍPIO DE VARGINHA-MG
Palavras-chave:
ENEM, Desempenho educacional, Desigualdade social, Regressão linearResumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de viabilizar o ingresso no Ensino Superior e atuar como base para programas de financiamento estudantil, tem entre seus objetivos avaliar o desempenho escolar geral dos alunos de escolas públicas e privadas no país, ao término do Ensino Médio. Neste contexto, estudos evidenciam a importância de analisar o impacto de diferentes fatores no desempenho dos estudantes, dado as diferentes condições da população brasileira. Logo, este trabalho visou identificar a relevância e mensurar os impactos de variáveis socioeconômicas no desempenho médio de participantes do Enem de escolas públicas e privadas da cidade de Varginha-MG, no ano de 2020. Para tanto, recorreu-se ao método de Regressão Linear Múltipla. Os resultados confirmaram a hipótese de que alunos de maiores rendas e estudantes de escolas privadas apresentam melhores desempenhos. Participantes do gênero masculino apresentam nota média maiores. Ademais, variáveis como raça não foram significativas na análise da nota média. A relevância deste estudo está na compreensão das variáveis de maior impacto sobre as notas do exame, embasando políticas e diretrizes para o contexto educacional do município.
Referências
BONETI, L. W.; DE OLIVEIRA, G. M. Enem: análise do desempenho escolar nas edições de 2009 a 2013. Revista Espaço Pedagógico, [s.l.], v. 24, n. 2, 2017. Disponível em: < http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7420/4361>. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Brasília, 2023a. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem.>. Acesso em: 05 jan. 2023.
BRASIL. Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior. Brasília: MEC, 2023b. Disponível em: < https://acessounico.mec.gov.br/programas>. Acesso em: 05 jan. 2023.
CRUZ, R. C. Uma avaliação empírica do Exame Nacional do Ensino Médio–ENEM: impacto da pandemia do Covid-19 no desempenho dos participantes do ENEM 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas). Faculdade Católica de brasília. Brasília, p. 36. 2022. Disponível em: < https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/3002/2/RenatoCarvalhodaCruzDissertacao2022.pdf >. Acesso em: 19 jan. 2023.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Rendimento, despesa e consumo. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/rendimento-despesa-e-consumo.html> . Acesso em: 02 jan. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Microdados do Enem 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem>. Acesso em: 03 jan. 2023.
JUSTINIANO, E. F.; QUEIROZ, A. P. Renda, participação e desempenho no ENEM em São Paulo: uma abordagem espacial (2012-2018). Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, n. 51, 2021. Disponível em: < https://journals.openedition.org/confins/38804>. Acesso em: 10 jan. 2023.
LUCENA, J. P. O.; DOS SANTOS, H. N. L. A relação entre desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio e o perfil socioeconômico: um estudo com os microdados de 2016. Revista de Gestão e Secretariado, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 1-23, 2020. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/343467401_A_relacao_entre_desempenho_no_Exame_Nacional_do_Ensino_Medio_e_o_perfil_socioeconomico_um_estudo_com_os_microdados_de_2016>. Acesso em: 12 jan. 2023.
R CORE TEAM . R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2021. URL https://www.R-project.org/.
QEdu, 2023. Censo Escolar Município de Varginha-MG. Disponível em: < https://qedu.org.br/brasil/censo-escolar?7&brasil>. Acesso em: 12 jan. 2023.
WOOLDRIDGE, J. M. Introductory econometrics: a modern approach. Cengage learning, 2015.