A Iconografia como ferramenta de acesso à cultura e educação

Relato de experiência sobre o ensino de História nos cursinhos populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14508248

Palavras-chave:

Cursinho popular, Iconografia, Extensão, História, ENEM

Resumo

Este artigo explora a utilização da iconografia no ensino de História, com foco na democratização da educação e da cultura, alinhando-se ao Art. 215 da Constituição Federal Brasileira, que assegura o acesso à cultura. A partir de uma experiência realizada em 2024, no Cursinho Popular “Aprendendo a Apreender”, da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha, observa-se que o uso de obras de arte, como fonte documental, proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda dos períodos históricos, ampliando seu repertório cultural e o interesse por arte clássica. A metodologia aplicada envolveu a projeção de obras de arte associadas aos conteúdos de História, permitindo que os alunos desenvolvessem uma leitura crítica e contextualizada das imagens. Além disso, a abordagem estimula o letramento visual, uma competência essencial para a interpretação de imagens nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Apesar de desafios na escolha das obras, o uso de recursos visuais e auditivos, como vídeos e músicas, potencializou o processo. O retorno dos alunos após o ENEM indicou que os objetivos pedagógicos foram alcançados, e uma visita a museus poderia ampliar ainda mais a integração dos alunos com a cultura.

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Publicado

12/17/2024

Como Citar

Eduardo, A., Toledo, D. A. da C., & Guerra, A. C. (2024). A Iconografia como ferramenta de acesso à cultura e educação: Relato de experiência sobre o ensino de História nos cursinhos populares. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 6(3), e632440. https://doi.org/10.5281/zenodo.14508248