Uma (Rápida) Conversa sobre Plágio
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13750975Palavras-chave:
Plágio, Artigos, DiscenteResumo
O presente trabalho tem como objetivo ajudar os(as) novos(as) discentes do ensino superior e futuros(as) pesquisadores(as) a conhecerem mais sobre o plágio. Esta prática antiética pode ser visualizada, no âmbito acadêmico, em trabalhos de disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), produções acadêmicas (resumos, artigos), entre outros. Apresenta-se algumas definições sobre o plágio, a lei que cita esta questão, a resolução da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), os tipos de plágio - direto, indireto, mosaico, consentido, chavão, de fontes e o autoplágio - com uma breve explicação sobre eles - e a importância das citações e referências. Espera-se que, com a leitura deste trabalho, o(a) discente consiga compreender de forma dinâmica e introdutória sobre o tema e a evitar esta prática. Também é sugerida a leitura do Manual de Normalização da UNIFAL-MG ou da instituição de ensino em que o(a) discente esteja matriculado(a), aproximando esta pessoa das normas e diretrizes dos trabalhos acadêmicos.
Referências
ARAÚJO, E. R. O. O plágio na pesquisa científica do ensino superior. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 1, 2017.
ARAÚJO, P. C. Plágio acadêmico e a integridade da pesquisa. Ciência da Informação Express, v. 2, n. 2, 2021.
ASSIS, A. C. S. et al. O Plágio Acadêmico: um estudo descritivo. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 3, 2023.
BONETTE, L. M. C.; VOSGERAU, D. S. R. O plágio por meio da internet: uma questão ética presente desde o ensino médio. Educação em revista, v. 11, n. 2, 2010.
CURADO, I. B.; SOUZA, M. E. V.; MADEIRA, E. Y. Diretrizes para citações e referências. 4ª ed. São Paulo: FGV, 2007.
BRASIL. Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm Acesso em: 12 de janeiro de 2024.
KROKOSCZ, M. Plagiarism in articles published in journals indexed in the Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL): a comparative analysis between 2013 and 2018. International Journal for Educational Integrity, v. 17, n. 1, 2021.
MCCORMICK, F. The plagiario and the professor in our peculiar institution. Journal of Teaching Writing, v. 8, n. 2, 1989.
MORAIS, C.; RAMOS, M.; CARDOSO, A.; GONÇALVES, S. P. ; RAMOS, R. COSTA, R. P.; GONÇALVES, J. P. Plágio no ensino superior: Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. Sociologia On Line, n. 29, 2022.
PLÁGIO. In: DICIO, Mini Aurélio. Curitiba: Positivo, 2008.
POZZEBON, P. M. G.; PEREIRA, C. A. Os desafios do plágio. Série Acadêmica, n. 35, 2017.
SANCHEZ, O. P.; INNARELLI, P. B. Desonestidade acadêmica, plágio e ética. 2012.
SILVA, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, 2008.
SATUR, R. V.; DIAS, G. A.; SILVA, A. M. Direito autoral, plágio e coautoria: questões acadêmicas e éticas. Brazilian Journal of Information Science, v. 14, n. 1, p. 57-87, 2020.
SILVEIRA, Z. P.; ARRUDA, E. P; ARRUDA, D. E. P. Plágio na Academia: casos da Universidade Federal de Minas Gerais. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, 2021.
STANLICK, N. An open letter to faculty: some thoughts on plagiarism from “colonel cheatbuster”. Faculty Focus, v. 7, n. 4, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) Resolução Nº 026, de 10 de setembro de 2019, 2019. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/wp-content/uploads/sites/52/2019/09/Resolucao_026_2019.pdf Acesso em: 12 de janeiro de 2024.
ZUSE, J. S.; GIACOMAZZO, G. F.. Vinculações entre autoria e plágio no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Estudos Interdisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.