DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

Autores

  • Jonatan Alexandre de Oliveira Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal
  • Fábio Donato de Almeida Tardim University of Lisbon image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.29327//243949.1.2-5

Palavras-chave:

Políticas públicas, Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Humano

Resumo

Empregando a ‘abordagem de capacidades’, em um primeiro momento, o presente trabalho busca esclarecer o vínculo conceitual entre o desenvolvimento e a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) demonstrando que a realização desse direito implica na obtenção de um estado de bem-estar nutricional, que permite ao titular usufruir de outros direitos plenamente, como o direito à educação, à saúde, à participação, entre outros. A segunda parte ocupa-se em apresentar o processo de conformação do espaço agrário brasileiro, com o intuito de fomentar a discussão sobre os ciclos que culminaram na reorientação do desenvolvimento rural brasileiro para a agricultura e para a ação estatal, articulando políticas sociais e de fomento a este segmento de combate à pobreza e geração de renda a partir da garantia da SAN. Buscou-se, então, analisar políticas públicas voltadas à agricultura familiar, nomeadamente o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Observou-se que as políticas públicas analisadas apresentam comportamentos variados em relação às Regiões Administrativas (RA) do estado de São Paulo, reagindo à desigualdade dos índices de desenvolvimento socioeconômicos em conjunto com suas realidades agrárias. A partir de suas delimitações e propósitos e atuando de maneira complementar, constatou-se que a estratégia nacional de combate à pobreza baseada no estabelecimento de circuitos curtos de produção, comercialização e consumo que, por sua vez, contribui para a consolidação de sistemas alimentares locais e para a garantia da SAN nas áreas mais socialmente vulneráveis.

Biografia do Autor

  • Jonatan Alexandre de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - Campus Jaboticabal

    Doutor em Geografia com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro / SP e Estágio de doutoramento Universidade de Lisboa/Portugal. Mestrado em Geografia com ênfase em Avaliação de Políticas Públicas, pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro/SP. Graduação em Geografia Licenciatura Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/Alfenas - MG. Tendo experiência na área de Avaliação de Políticas Públicas, Geografia Quantitativa e Desenvolvimento Rural. Atuando em pesquisas de estágio curricular e iniciação científica sobre os temas: Economia Rural, Políticas Públicas e Agricultura Familiar, Transformações no espaço agrário, relações campo-cidade, políticas públicas para agricultura familiar e Desenvolvimento Rural. Associado à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Pesquisador do Núcleo de Estudos Agrários (NEA). Pesquisador do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES), Universidade Federal de Alfenas-MG. Pesquisador da Rede de Estudos Agrários (REA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Segurança Alimentar e Ações Institucionais, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP, Jaboticabal. Vinculado ao Centro do Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Estudos Modelação, Ordenamento e Planejamento Territorial (MOPT). Foi Representante Discente da Comissão Permanente de Pesquisa do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) Da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP/Rio Claro.

  • Fábio Donato de Almeida Tardim, University of Lisbon

    Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG - Lisbon School of Economics - Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL : UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. Boletim Alfenense de Geografia, v. 1, n. 2, p. 42–62, 21 dez.2021.

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.