LOUCURA E LITERATURA – ESBOÇO DE UM MAPA
Palavras-chave:
Estudos LiteráriosResumo
Este trabalho visa apresentar uma síntese das possibilidades de investigação das relações entre literatura e loucura. Partindo de um conjunto de obras tematizando a loucura, apoia-se especialmente nas contribuições teóricas de FELMAN (1985), FOUCAULT (1978), PESSOTTI (1994;1996;1999) e HERRMANN (1997) para elaborar um breve panorama da questão, destinado a leitores interessados em nela iniciar-se. As obras mencionadas vão do drama ático à ficção brasileira contemporânea, e a leitura proposta baseia-se, antes de tudo, na consideração de Soshana Felman de que a literatura e a loucura se identificam por serem “irredutíveis à interpretação”. Assim, fica sinalizada também a aceitação do pressuposto foucaultiano de que as representações da loucura dividem-se em teóricas e trágicas. Nossa leitura privilegia constituição do manicômio como espaço de exclusão e, ao mesmo tempo, elaboração de uma teorização que resultou no estabelecimento da psiquiatria. Para os escritores envolvidos com o tema, no entanto, a verdade da loucura não está no discurso psiquiátrico e sim na própria linguagem (corporal, inclusive) dos portadores de perturbações mentais, os quais, retratados ficcionalmente, veiculam quase invariavelmente uma capacidade de percepção dos “furos” da realidade (aqui entendida, segundo a perspectiva de Fábio Herrmann, como “aparência do real) que desemboca na crítica ao discurso psiquiátrico. Momentos privilegiados dessa linha de representação da loucura encerrada no hospício, algumas obras da literatura brasileira, desde O alienista (1881-2), vinculam-se resolutamente à concepção qualificada por Foucault como trágica. O pequeno mapa que nos propomos esboçar termina, por termos circunscrito nosso objeto principal à ficção escrita no pós-64, encerra-se com os romances Confissões de Ralfo, Armadilha para Lamartine e Quatro-Olhos.Downloads
Publicado
21-11-2012
Como Citar
REIS, Eloésio Paulo dos. LOUCURA E LITERATURA – ESBOÇO DE UM MAPA. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 196–211, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/73. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.