A LEITURA LITERÁRIA DOS JOVENS PARA ALÉM DAS AMARRAS E MUROS DA ESCOLA

Autores

  • Cynthia Agra de Brito Neves Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Douglas Vinicius Souza Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

censura institucional, leitura subjetiva, leitura literária

Resumo

As estruturas de poder, segundo Foucault e Robert Darnton, são mantidas por meio de ferramentas de controle e de censura do Estado. A escola e o ensino de leitura podem fazer parte dessas ferramentas, discussão importante na atualidade, sobretudo quando nos deparamos com as últimas propostas e projetos governamentais para a educação, cultura e artes de modo geral. Neste trabalho, amparados pelas teorias de leitura e de ensino, buscamos entender o afastamento dos jovens em relação à leitura literária em geral; quais as consequências desse afastamento; e, ainda, qual papel as instituições e pessoas envolvidas no ensino têm na tentativa contrária: a de aproximar jovens e literatura. As teorias literárias, principalmente do século passado, contribuem para tal reflexão, pois constituem a base pedagógica para as aulas e materiais didáticos de ensino de leitura. A valorização da subjetividade, defendida por autores franceses, em especial, Michèle Petit, aparece como alternativa para romper o controle e a censura que envolvem esse ensino, demonstrando ser um modo eficiente de despertar o interesse dos jovens pela leitura e de valorizar a liberdade do ato de ler, o que potencializa a dimensão transgressora do letramento literário na formação de cidadãos ideológico e politicamente críticos.

Biografia do Autor

Cynthia Agra de Brito Neves, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (1995), especialização em Educação e Psicopedagogia (2005) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas / PUCCAMP (2008). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP (2014), em co-tutela com a Université Stendhal Grenoble 3 (Université Grenoble Alpes), em Grenoble, na França. Em 2015, trabalhou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. Atualmente, é docente (nível MS-3.1) do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Linguística Aplicada (PPG-LA), na área de Linguagem e Educação, linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses de pesquisa: Didática da literatura; Letramento literário; Formação de professores de literatura; Circulação dos gêneros literários nos materiais didáticos, no currículo nacional e nas avaliações governamentais da Educação Básica; Articulação do letramento literário a outros novos letramentos (digitais) e multiletramentos.

Douglas Vinicius Souza Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduou em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em dezembro de 2015. Em 2016, iniciou a graduação de Estudos Literários na mesma instituição, com previsão para conclusão em julho de 2018. Atualmente, já aprovado, aguarda início do semestre acadêmico para o mestrado em Linguística Aplicada do programa da pós-graduação do IEL- Unicamp. Adquiriu experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e História Literária, principalmente em temas relacionado à História da Leitura e dos Livros. Atualmente, pesquisa o ensino de leitura e letramento literário. Com a pesquisa de monografia financiada pela FAPESP, ganhou prêmio de Mérito Científico dado aos 20 melhores trabalhos apresentados no XIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, em 2015.

Downloads

Publicado

31-01-2018

Como Citar

BRITO NEVES, Cynthia Agra de; SOUZA SILVA, Douglas Vinicius. A LEITURA LITERÁRIA DOS JOVENS PARA ALÉM DAS AMARRAS E MUROS DA ESCOLA. Trem de Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 109–125, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/681. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários