EVENTOS DE ESCRITA DE UM ESTUDANTE: COMO SE APRENDE A ESCREVER SEM COMEÇAR PELAS SÍLABAS?
Palavras-chave:
aquisição da escrita, ensino de língua materna, práticas de letramentoResumo
Este artigo busca evidenciar como uma criança adquire a escrita de forma diferente da qual ocorre seguindo a receita dos métodos tradicionais, que preconizam que se comece o processo de aquisição dos fonemas ou da sílaba para as frases e textos. Diferentemente, a criança cujos dados de escrita são focalizados, parte do discurso materializado em texto, da macroestrutura, para, posteriormente, chegar acertar a parte microestrutural. O corpus é composto pelo material escrito por uma criança durante todo o Ensino Fundamental I e os quatro dados apresentados, qualitativamente selecionados, correspondem a momentos diferentes do processo de aquisição da escrita de uma criança, que estudou os primeiros anos de formação em uma escola que não adotava livro didático, imbuída de uma metodologia embasada na interação, movida pelo trabalho – a pedagogia Freneit. A escolha se pautou no fato de ser um método que privilegia teoricamente a interação. Nas análises, evidencia-se que a valorização dos aspectos discursivos do texto, desde o início da alfabetização, contribui significativamente para o desenvolvimento da modalidade escrita da linguagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.