Natureza e erotismo em Appassionata, de Dora Ferreira da Silva

Autores

  • Keila Mara de Souza Araújo Maciel Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

natureza. appassionatta. continuidade.

Resumo

Nesse trabalho pretende-se analisar a relação da poeta Dora Ferreira da Silva com a natureza, pois essa vivência permeia o plano estético de sua obra, resultando em envolvimento místico, cujos efeitos corporais revelam a busca por transcendência e  alteridade. Esses traços fizeram de sua obra uma continuidade de seu estar no mundo.  Destacaremos estudos críticos que contemplam a lírica de Dora Ferreira da Silva dentro do referencial simbólico da contemplação da natureza, como extensão da existência. Para esse estudo as reflexões de George Bataille serão de grande valia para compreendermos as nuances do erotismo, presentes nos poemas a serem analisados.

 

Biografia do Autor

Keila Mara de Souza Araújo Maciel, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

DE SOUZA ARAÚJO MACIEL, Keila Mara. Natureza e erotismo em Appassionata, de Dora Ferreira da Silva. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 53–63, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/471. Acesso em: 29 abr. 2024.