ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO: AS MARCAS SOCIOLINGUÍSTICAS, CULTURAIS E HISTÓRICAS PARA A/O PRODUÇÃO/DESVIO DO SIGNIFICADO
Palavras-chave:
discurso humorístico, piada, polissemia, produção de significadoResumo
Este artigo objetiva apresentar diversas produções semânticas marcadas por fatores sociolinguísticos, culturais e históricos nas palavras inseridas em um discurso humorístico. Pretende-se justificar a importância das diferentes construções do significado para a compreensão do humor presente nas piadas como um processo de (re)criação do texto. A maioria delas contém algum elemento linguístico com pelo menos dois sentidos possíveis, um óbvio e um dominante, cuja leitura deve ser realizada pela busca de pistas linguístico-discursivas, repletas de intertextualidade, ambiguidade e informações implícitas. Após a exposição dos aspectos teóricos, será apresentado o corpus como comprovação prática do efeito humorístico da polissemia.Downloads
Publicado
19-11-2012
Como Citar
LISKA, Geraldo José Rodrigues. ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO: AS MARCAS SOCIOLINGUÍSTICAS, CULTURAIS E HISTÓRICAS PARA A/O PRODUÇÃO/DESVIO DO SIGNIFICADO. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 89–98, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/46. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos - Estudos Literários
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.