ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO: AS MARCAS SOCIOLINGUÍSTICAS, CULTURAIS E HISTÓRICAS PARA A/O PRODUÇÃO/DESVIO DO SIGNIFICADO

Autores

  • Geraldo José Rodrigues LISKA

Palavras-chave:

discurso humorístico, piada, polissemia, produção de significado

Resumo

Este artigo objetiva apresentar diversas produções semânticas marcadas por fatores sociolinguísticos, culturais e históricos nas palavras inseridas em um discurso humorístico. Pretende-se justificar a importância das diferentes construções do significado para a compreensão do humor presente nas piadas como um processo de (re)criação do texto. A maioria delas contém algum elemento linguístico com pelo menos dois sentidos possíveis, um óbvio e um dominante, cuja leitura deve ser realizada pela busca de pistas linguístico-discursivas, repletas de intertextualidade, ambiguidade e informações implícitas. Após a exposição dos aspectos teóricos, será apresentado o corpus como comprovação prática do efeito humorístico da polissemia.

Biografia do Autor

Geraldo José Rodrigues LISKA

Downloads

Publicado

19-11-2012

Como Citar

LISKA, Geraldo José Rodrigues. ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO: AS MARCAS SOCIOLINGUÍSTICAS, CULTURAIS E HISTÓRICAS PARA A/O PRODUÇÃO/DESVIO DO SIGNIFICADO. Trem de Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 89–98, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/46. Acesso em: 22 dez. 2024.