A representação da personagem feminina na literatura gótica brasileira

Autores

  • Ana Paula Araujo dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Júlio França Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Gótico, Gótico feminino, Literatura Brasileira, Literatura Feminina.

Resumo

O  artigo tem como objetivo analisar a mudança empreendida pela tradição do Gótico feminino ao modelo de heroína do romance sentimental. Acreditamos que a perspectiva feminina adotada nesta tradição do Gótico trouxe, para o plano ficcional, uma representação da mulher interessada em retratar determinados terrores e horrores próprios do universo feminino. Para defender esta hipótese, propomos uma análise do conto “Os porcos” [1903] da escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida.

Biografia do Autor

Ana Paula Araujo dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em Português/Literaturas pela UERJ (2014). É mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela mesma universidade. Membro do grupo “Estudos do Gótico” (CNPq).

Júlio França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutor em Literatura Comparada pela UFF (2006), com pós-doutorado pela Brown University (2014-2015). É Professor de Teoria da Literatura do Instituto de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, líder do Grupo de Pesquisa Estudos do Gótico (CNPq) e integrante do GT da ANPOLL “Vertentes do Insólito Ficcional".

Downloads

Publicado

11-07-2016

Como Citar

DOS SANTOS, Ana Paula Araujo; FRANÇA, Júlio. A representação da personagem feminina na literatura gótica brasileira. Trem de Letras, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 4–14, 2016. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/443. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários