Jornalismo Científico, extensionista e interdisciplinar: projetos desenvolvidos nas unidades da UEMG em João Monlevade e Frutal

Autores

  • Fernando Ringel Universidade de Uberaba

Palavras-chave:

Projeto de Extensão; UEMG; FAENGE; Jornalismo Científico; PAEX.

Resumo

A Ciência investiga a partir de seu contexto histórico e cultural, sendo necessária a divulgação dos dados obtidos, relacionando-os com as demandas do público. Nessa perspectiva, o Jornalismo Científico (Kunsch, 1992) foi a abordagem utilizada para o desenvolvimento dos projetos de extensão D.A. Notícia e Jornal do Universitário, desenvolvidos na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) entre 2014 e 2017. Além dos dados referentes aos critérios para seleção e codificação de conteúdo jornalístico (Dines, 1986), são descritas as rotinas envolvendo bolsistas e colaboradores em cada etapa de produção, sendo os aspectos didáticos e referentes à linguagem embasados por Bakhtin (1997; 2003), Vygotsky (1999; 2001a) e Leontiev (2004). A análise abrange também a construção coletiva do material gráfico (ADG, 2012), cristalizada nas edições distribuídas nas unidades de João Monlevade e Frutal, durante a vigência dos respectivos editais do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PAEX).

Biografia do Autor

Fernando Ringel, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente da UEMG no curso de Comunicação Social (Jornalismo/Publicidade) entre os anos letivos de 2013 e 2017. Produtor de conteúdo para o curso EAD de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Ingá (UNINGÁ). Experiência profissional em Comunicação: rádio AM/FM (radiojornalismo/produção comercial), mídia impressa (diagramação/redação) e assessoria de comunicação. Atua na área de criação em meios digitais e impressos, campo no qual é orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso. Um dos seis finalistas da região Sudeste, na 3a edição do Professor IMPRENSA, da tradicional Revista IMPRENSA, categoria Orientador de TCC. Áreas de pesquisa: Educação; História da Comunicação; Política.

Referências

ABC da ADG. São Paulo: Blucher, 2012.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERTOLLI FILHO, C. Elementos fundamentais para a prática do jornalismo científico. 2006. Disponível em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/bertolli-claudio-elementosfundamentais-jornalismo-cientifico.pdf > Acesso em 26 set. 2020.
DINES, A. O papel do jornal. São Paulo: Summus, 1986.
Grupo de estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo Centauro, 2004.
MARTINS FILHO, E. L., Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.
RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. G. Dicionário essencial de comunicação. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014.
ROSSI, C. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 1980.
TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo Volume 1: Por que as notícias são como são?. Florianópolis: Insular, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas, Tomo I. Madrid: Visor Distribuiciones, 1997.
KUNSCH, M. K. Universidade e Comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992.

Downloads

Publicado

07-04-2021

Como Citar

RINGEL , Fernando. Jornalismo Científico, extensionista e interdisciplinar: projetos desenvolvidos nas unidades da UEMG em João Monlevade e Frutal. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021013, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1427. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência