Jornalismo Científico, extensionista e interdisciplinar: projetos desenvolvidos nas unidades da UEMG em João Monlevade e Frutal
Palavras-chave:
Projeto de Extensão; UEMG; FAENGE; Jornalismo Científico; PAEX.Resumo
A Ciência investiga a partir de seu contexto histórico e cultural, sendo necessária a divulgação dos dados obtidos, relacionando-os com as demandas do público. Nessa perspectiva, o Jornalismo Científico (Kunsch, 1992) foi a abordagem utilizada para o desenvolvimento dos projetos de extensão D.A. Notícia e Jornal do Universitário, desenvolvidos na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) entre 2014 e 2017. Além dos dados referentes aos critérios para seleção e codificação de conteúdo jornalístico (Dines, 1986), são descritas as rotinas envolvendo bolsistas e colaboradores em cada etapa de produção, sendo os aspectos didáticos e referentes à linguagem embasados por Bakhtin (1997; 2003), Vygotsky (1999; 2001a) e Leontiev (2004). A análise abrange também a construção coletiva do material gráfico (ADG, 2012), cristalizada nas edições distribuídas nas unidades de João Monlevade e Frutal, durante a vigência dos respectivos editais do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PAEX).
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERTOLLI FILHO, C. Elementos fundamentais para a prática do jornalismo científico. 2006. Disponível em < http://www.bocc.ubi.pt/pag/bertolli-claudio-elementosfundamentais-jornalismo-cientifico.pdf > Acesso em 26 set. 2020.
DINES, A. O papel do jornal. São Paulo: Summus, 1986.
Grupo de estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo Centauro, 2004.
MARTINS FILHO, E. L., Manual de Redação e Estilo de O Estado de S. Paulo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.
RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. G. Dicionário essencial de comunicação. Rio de Janeiro: Lexikon, 2014.
ROSSI, C. O que é jornalismo. São Paulo: Brasiliense, 1980.
TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo Volume 1: Por que as notícias são como são?. Florianópolis: Insular, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas, Tomo I. Madrid: Visor Distribuiciones, 1997.
KUNSCH, M. K. Universidade e Comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.