Barnabé ou o Grumete da Armada

O herói pós-moderno dos mares camonianos

Autores

  • Patricia Pedrosa Botelho Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Palavras-chave:

Mário Cláudio, Peregrinação de Barnabé das Índias, romance pós-moderno

Resumo

Esta resenha propõe uma breve análise de um romance que subverte o formato das narrativas de naufrágio, mas que é capaz de refletir em seu conteúdo, algumas das características da Literatura das Grandes Navegações. A narrativa Peregrinação de Barnabé das Índias de Mário Cláudio foi trabalhada sob a ótica do pensamento pós-moderno, confrontada com os dados fornecidos pelos manuais oficiais de história e, portanto, compondo o que Linda Hutcheon chama de “metaficção historiográfica”.

Referências

ABELAIRA, Augusto. Nem só mas também. Lisboa: Editorial Presença, 2004.

ALVES, Maria Theresa Abelha. “A peregrinação iniciática de Barnabé das Índias”. In: Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanitas. Porto, v. 3, n. 2, 2000.

BRITO, Bernardo Gomes de. História Trágico-Marítima. Rio de Janeiro: Lacerda Editores / Contatempo, 1998.

CLÁUDIO, Mário. Peregrinação de Barnabé das Índias. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

COELHO, António Borges. “Os argonautas Portugueses e o seu velo de ouro (séculos XV-XVI)”. In: TENGARRINHA, JOSÉ (Org.) História de Portugal. Lisboa: UNESP, 2001.

FERRAZ, Maria das Graças. Vasco da Gama entre Os Lusíadas e Peregrinação de Barnabé das Índias: um estudo comparativo do processo de heroicização. Dissertação de Mestrado. UFF: Niterói, 2003.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LOURENÇO, Eduardo. “As descobertas como mito e o mito das descobertas”. In: Colóquio Literatura dos Descobrimentos. Lisboa: Universidade Autônoma de Lisboa, 1997.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Edição

Seção

Literaturas