Roberto, Mikaela. Fonologia, Fonética e Ensino: guia introdutório.

Autores

  • Josenildo Barbosa Freire SEEC -RN

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma resenha sobre a obra Fonologia, Fonética e Ensino: guia introdutório (ROBERTO, 2016) que pertence à Série Estratégias de Ensino. Neste manual, a autora apresenta uma introdução aos estudos de fonética, fonologia e ortografia do português brasiliero e mostra o funcionamento das variedades e peculiaridades do português brasileiro, indicando como essas duas subáreas da Linguística são importantes. Os conhecimentos linguísticos descritos pela autora tanto repercutem sobre as práticas de ensino-aprendizagem quanto sobre a formação do professor de língua materna e, ainda, auxiliam na prática de ensino livres de preconceitos prescritivista.

Referências

CHOMSKY, Noam; HALLE, Morris. The Sound Pattern of English. New York: Harper e Row, 1968.
DUBOIS, Jean. et al. Dicionário de linguística. – São Paulo: Cultrix, 1999.
JAKOBSON, R.; FANT, G. & HALLE, M. 1952. Preliminaries to Speech Analysis. Cambridge: MIT Press, 1952.
Leonor Scliar-Cabral. Princípios do Sistema Alfabético do Português do Brasil - São Paulo: Contexto, 2003.
SELKIRK, Elisabeth. The syllable. In: HULST, H.; SMITH, Van Der. The structure of phonological representations (part. II). Dordrecht-Holland: Foris Publications, p. 337-383, 1982.
STAMPE, David. A dissertation on natural phonology. Tese de Doutorado, Universidade de Chicago, EUA, 1973.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Edição

Seção

Linguística