O ENSINO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE: HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA E PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.853Palavras-chave:
Moçambique, heterogeneidade linguística, ensino bilíngue, ensino de português.Resumo
Neste artigo discuto o Ensino Bilíngue em Moçambique, particularmente a heterogeneidade linguística entre o português e o emakhuwa e a metodologia de abordagem do ensino-aprendizagem do português nesse contexto. Para mostrar essa heterogeneidade linguística, tomo como exemplo algumas ocorrências morfossintáticas, extraídas de textos escritos por alguns alunos da 7ª classe (7ª série) de duas escolas de Nampula (norte do País). Já com relação à abordagem metodológica, destaco as práticas corretivas dos respectivos professores no ensino-aprendizagem do português. Em termos teóricos, baseio-me na teoria do dialogismo (BAKHTIN, 1992) e, também, na teoria da variação linguística (LABOV, 1972). Sugiro que a abordagem do ensino-aprendizagem do português – L2 num contexto de Ensino Bilíngue em Moçambique requer, primordialmente, uma análise contrastiva dessa língua em relação à língua nativa envolvida no processo.
Referências
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CALVET, J. L. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia/PA: University of Pennsylvania Press, 1972.
SAGUATE, A. W. O Português Makhuwa: representação escrita e proposta de exercícios didáticos no ensino bilíngue. Tese (Doutoramento). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paul, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado