O ENSINO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE: HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA E PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS

Autores

  • Artinésio Widnesse SAGUATE Universidade Pedagógica - Delegação de Nampula, UPN, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.853

Palavras-chave:

Moçambique, heterogeneidade linguística, ensino bilíngue, ensino de português.

Resumo

Neste artigo discuto o Ensino Bilíngue em Moçambique, particularmente a heterogeneidade linguística entre o português e o emakhuwa e a metodologia de abordagem do ensino-aprendizagem do português nesse contexto. Para mostrar essa heterogeneidade linguística, tomo como exemplo algumas ocorrências morfossintáticas, extraídas de textos escritos por alguns alunos da 7ª classe (7ª série) de duas escolas de Nampula (norte do País). Já com relação à abordagem metodológica, destaco as práticas corretivas dos respectivos professores no ensino-aprendizagem do português. Em termos teóricos, baseio-me na teoria do dialogismo (BAKHTIN, 1992) e, também, na teoria da variação linguística (LABOV, 1972). Sugiro que a abordagem do ensino-aprendizagem do português – L2 num contexto de Ensino Bilíngue em Moçambique requer, primordialmente, uma análise contrastiva dessa língua em relação à língua nativa envolvida no processo.

Biografia do Autor

Artinésio Widnesse SAGUATE, Universidade Pedagógica - Delegação de Nampula, UPN, Moçambique

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo

Referências

BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CALVET, J. L. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia/PA: University of Pennsylvania Press, 1972.

SAGUATE, A. W. O Português Makhuwa: representação escrita e proposta de exercícios didáticos no ensino bilíngue. Tese (Doutoramento). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paul, 2017.

Downloads

Publicado

16-10-2018

Como Citar

Widnesse SAGUATE, A. (2018). O ENSINO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE: HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA E PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS. Revista (Entre Parênteses), 7(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.853

Edição

Seção

Dossiê O trabalho do sujeito na e com a escrita