O FANTÁSTICO NO CONTO “TELECO, O COELHINHO”, DE MURILO RUBIÃO: ESTILO LITERÁRIO DO ESCRITOR
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i6.814Palavras-chave:
O fantástico em Murilo Rubião, O conto muriliano, Literatura Contemporânea.Resumo
A pesquisa científica aqui apresentada visa demonstrar alguns aspectos da presença do fantástico no conto “Teleco, o coelhinho”, do escritor contemporâneo Murilo Rubião, mineiro de Carmo de Minas. Rubião, nascido em 1916, não seguiu o caminho da escrita por acaso. Seu avô e seu pai foram escritores; além de seu primo, Godofredo Rangel, membro da Academia Mineira de Letras. Rubião, no entanto, iniciou seus estudos no interior do Estado e já no ensino médio estava em Belo Horizonte, onde cursou Direito. Ainda na faculdade, envolveu-se em atividades ligadas ao jornalismo e à literatura. Todas suas narrativas se relacionam com as leituras da Bíblia, inclusive o conto “Teleco, o coelhinho”, objeto de estudo deste artigo. O conto narra a respeito de um coelho falante que se transforma em outros animais em busca da própria identidade. A metamorfose está presente do início ao fim. O fantástico é gênero que não se permite definir facilmente. É pouco adotado na literatura brasileira contemporânea. Poucos escritores se interessariam pelas narrativas de um coelho falante que se transforma em outros animais em busca da própria identidade, seguindo a mobilidade dos seus desejos. Contos como “Teleco, o coelhinho” criam situações desconcertantes, levando o leitor a perpetuar num mundo desconhecido da realidade.
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