MAS, EM QUE CONTEXTO?
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i6.812Palavras-chave:
Contexto, Ensino de espanhol como língua estrangeira, Discurso.Resumo
Como professora de Espanhol, esta é uma pergunta que faço, com frequência, a meus alunos, quando estes trazem palavras “soltas”, em espanhol, buscando seu significado, em português. Em resposta, o aluno apresenta um exemplo de utilização daquela palavra em uma oração. Ou seja, ele emprega a noção de “contexto” como “situação de uso”, o que não constitui um equívoco, mas uma simplificação de algo mais complexo. Este trabalho objetiva contribuir com uma revisão sobre o conceito de contexto, apresentando um paralelo entre três estudiosos que se debruçaram sobre este tema: Parret (1985), que discute contexto a partir de conceitos de interação, em situação de diálogo; Ibañez (1990), que examina o conceito a partir da construção de significados por meio de textos, orais ou escritos; van Dijk (2007, 2012), que aborda o tema sob uma perspectiva sociocognitiva. Em comum, os três autores apontam para a dinamicidade da elaboração do contexto, que se reelabora no curso da interação. Considerando que o contexto é uma construção subjetiva, para a qual aspectos sociais influenciam na seleção e redirecionamento do que os participantes elegem como relevante ou irrelevante, entendemos ser fundamental considerar estes aspectos no ensino de E-LE, como forma de maximizar a qualidade da comunicação.Referências
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