DO ABANDONO À DECADÊNCIA: DUZU-QUERENÇA E SUA VIDA DE ABUSOS, VIOLÊNCIA E MISÉRIA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.585Palavras-chave:
Abandono, Decadência, Violência, Abuso, Mulher.Resumo
Olhos D’água é um livro de contos, vencedor do prêmio Jabuti, nessa categoria, em 2015, escrito por Conceição Evaristo. Nessa obra, a autora sacramenta, com uma linguagem sutil e poética, a pluralidade da existência humana. Em Olhos D’água, Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem. A obra é composta por um extenso elenco feminino, do qual destacou-se, para este estudo, a personagem Duzu-Querença. O objetivo é analisar como o abandono levou a vida de Duzu à decadência, identificando as diversas dificuldades que ela enfrentou, desde abusos, misérias até violência moral, psicológica e física. Metodologicamente, analisamos excertos da obra, nos quais é mencionado como a vida dessa mulher desenvolveu-se de forma decadente devido ao contexto ao qual foi sujeitada a inserir-se.
Palavras-Chave: Abandono. Decadência. Violência. Abuso. Mulher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado