RESISTÊNCIA E A BUSCA POR UMA IDENTIDADE EM THE AUTOBIOGRAPHY OF MY MOTHER
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.583Palavras-chave:
termo 2, termo 3,Resumo
Resumo: Neste artigo, partindo dos estudos de gênero e raça, discutimos a questão de resistência e busca por uma identidade no romance The Autobiography of My Mother da escritora afro-americana/caribenha Jamaica Kincaid. Esse bildungsroman apresenta a história da mulher negra Xuela Richardson, cuja mãe morre no momento em que ela nasce. A morte da mãe é um mistério para a narradora que busca regatar do silêncio, e construir uma conexão com a mãe. O título da obra deixa entrever uma integração das identidades de mãe e filha. Em seu longo processo de amadurecimento, Xuela expressa profunda liberdade sexual e controle sobre seu corpo, realizando um aborto auto-infligido, sangrento e doloroso, que a torna estéril pelo resto da vida. Determinada a desafiar os paradigmas de sua sociedade, esta personagem consolida suas capacidades de autodefinição e resistência, atingindo uma nova dimensão de ser, a de reexistência, na qual se autovaloriza e ganha força cada vez mais, para romper o ciclo da opressão.
Palavras-chave: Resistência; Identidade; Raça e Gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado