“NO” MEANS “NO”
A CASE STUDY ON LANDLORDS BEING REJECTED IN "MANSFIELD PARK" AND "PRIDE AND PREJUDICE"
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n1.2352Palavras-chave:
Jane Austen, Mansfield Park, Pride and Prejudice, recusas, relações matrimoniaisResumo
Este estudo tem como objetivo explorar os intrigantes casos de recusa a propostas de casamento presentes nos romances Mansfield Park (originalmente publicado em 1814) e Pride and Prejudice (datado de 1813) de Jane Austen. Neles, dois pretendentes considerados excelentes, Mr. Crawford e Mr. Darcy, propuseram casamento às respectivas heroínas, Fanny Price e Elizabeth Bennet, apenas para serem rejeitados, apesar de serem estas as ofertas mais lucrativas e atraentes que elas provavelmente receberiam ao longo de toda sua vida. A metodologia utilizada consiste numa análise do contexto histórico-social das obras, com foco nas relações matrimoniais e nas expectativas sociais vigentes na Inglaterra do século XIX. Serão examinadas as razões por trás das recusas das heroínas e como isso altera significativamente o curso dos eventos nos romances supracitados. À vista disso, nosso argumento é o de que tais recusas proporcionam um espaço para diálogos confrontacionais, revelando a importância da autocrítica e da disposição desses mesmos homens em reconhecer suas próprias falhas percebidas antes de receber o “sim”. Tencionamos proporcionar uma reflexão sobre o papel do casamento (também como meio de ascensão social), assim como sobre as complexidades das relações interpessoais e o papel crucial do autodesenvolvimento na construção de relacionamentos duradouros.
Referências
AUSTEN, Jane. Mansfield Park. Introduction and notes by Amanda Claybaugh. New York: Barnes & Noble Classics, 2004.
AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice. Reader’s Digest Association, 2011.
A Speculative Bachelor. Shall Girls Propose? And Other Papers on Love and Marriage. London: Gay and Bird, 1893.
CRAIG, Sheryl. “So ended a marriage”. Persuasions, no. 36, 2014.
LE FAYE, Deirdre (ed.). Jane Austen’s Letters. 4th edition. Oxford University Press, 2014.
SHEEHAN, Colleen. To Govern the Winds: Dangerous Acquaintances at Mansfield Park. Persuasions On-Line, vol. 25, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado