Desafios e oportunidades para o varejo online

Estudo de moda no setor de Passos (MG)

Autores

Palavras-chave:

Varejo, Varejo Online, Setor de Moda

Resumo

A fim de conhecer e entender como o setor de moda do vestuário de Passos (MG) tem se preparado para enfrentar este momento de instabilidade no ambiente de vendas online, foi proposto um estudo de caso com três empresas varejistas do vestuário que confeccionam suas peças na cidade. A proposta teve o objetivo de identificar os desafios e oportunidades para o setor, considerando que a cidade é um polo industrial do vestuário e abriga marcas conhecidas dentro e fora do país. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com representantes do comércio online de três empresas, teve caráter qualitativo e envolveu empresas de grande, médio e pequeno porte. Foram analisados os canais de vendas, a operação do comércio eletrônico e os desafios e oportunidades para o comércio eletrônico, buscando entender de forma ampla como o setor do vestuário na cidade está convivendo neste novo ambiente tecnológico. As evidências encontradas demonstraram os principais desafios a serem superados e as oportunidades a serem aproveitadas para o desenvolvimento do e-commerce no setor de moda do vestuário de Passos (MG).

Biografia do Autor

Carlos José Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS, campus Passos/MG).

Gustavo Clemente Valadares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando em Administração (UFLA), mestre em Administração (UFLA) e bacharel em Administração (UFLA). Professor do IFSULDEMINAS Campus Passos.

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020).

Referências

ALDAY, Hernan Edgardo Contreras, PINOCHET, Luiz Hernan Contreras. A tecnologia e-Commerce como estratégia determinante no setor supermercadista. Revista da F.A.E, Curitiba, v. 5, n. 3, p.11-21, set. 2002.
ALDAY, Hernan Edgardo Contreras, PINOCHET, Luiz Hernan Contreras. A tecnologia e-Commerce como estratégia determinante no setor supermercadista. Revista da F.A.E, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 11-21, set. 2002.
BIGDATA CORP. O Perfil do E-Commerce Brasileiro. 2020. Disponível em:< https://newsroom.br.paypal-corp.com/pesquisa-perfil-do-e-commerce-brasileiro-2020-ritmo-de-expansao-do-total-de-lojas-online-no-brasil-e-superior-a-40-porcento-ao-ano> Acesso em: abr. 2021.
BORNIA, Antônio Cezar; DONADEL, Cristian Mendes; LORANDI, Joisse Antônio. A logística do comércio eletrônico do B2C (business to consumer). 2006. 8 p. XXVI ENEGEP, Associação Brasileira de Engenharia de produção, ABEPRO, Fortaleza/CE, 2006.
CARVALHINHA, Marília Piccinini da. O Setor do Vestuário: Uma análise sobre as possibilidades estratégicas das empresas do vestuário no Brasil. 2006. 149 p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Sao Paulo, 2006.
EBIT | NIELSEN. 43ª ed. Webshoppers: Versão Free. 2021. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers> Acesso em: abr. 2021.
GALINARI, Rangel et al. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 41, p. 135-180, mar. 2015.
IFSULDEMINAS. Resolução, Nº 049/2015, 01 de setembro de 2015. Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico e da criação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda – Campus Passos. Disponível em:<https://portal.pas.ifsuldeminas.edu.br/images/1_Campus_Passos/2018/1Cursos/Prod_Moda/resolucao_49-2015.pdf>. Acesso em: abr. 2021.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades. 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/passos/panorama> Acesso em: nov. 2021.
KOCHË, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis, RJ. Vozes: 2011.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Tradução Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2017, 208p.
LASTRES, Helena; ALBAGLI, Sarita. Informação e Globalização na era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. 163 p.
LIRA, Waleska Silveira; DIAS, Virginia Motta Aguiar; ARAÚJO, Geraldo Maciel de. O Comércio Eletrônico: uma perspectiva de sucesso para as Organizações na sociedade da informação. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), Faculdade Cenecista de Campo Largo Paraná, v.3, n.1, maio de 2004.
ORTIZ, Felipe Chibás. Ciclo do Marketing Digital: tática e estratégia blended. ENIAC Pesquisa, Guarulhos, p. 64 a 76, v.2, n.1, jan-jun, 2013.
PAYPAL NEWSROOM. Pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro 2020": ritmo de expansão do total de lojas online no Brasil é superior a 40% ao ano. 2020. Disponível em: <https://newsroom.br.paypal-corp.com/pesquisa-perfil-do-e-commerce-brasileiro-2020-ritmo-de-expansao-do-total-de-lojas-online-no-brasil-e-superior-a-40-porcento-ao-ano> Acesso em: abr. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online. 2016. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/3%C2%BA%20Pesquisa%20do%20Varejo%20Online%20-%20VERSA%CC%82O%20FINAL%20SEBRAE%20(1).pdf>. Acesso em: abr. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. DataSebrae. 2020.. Disponível em: < https://datasebrae.com.br/totaldeempresas-11-05-2020/ >. Acesso em: abr. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Comércio varejo de moda. 2019. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/011e25fbc3eb382604afbcc7c96629cb/$File/7485.pdf>. Acesso em: abr. 2021.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001, 2ª ed, 205 p.

Arquivos adicionais

Publicado

07/10/2023

Como Citar

Mendes, C. J., Valadares, G. C., & Carvalho, J. F. S. (2023). Desafios e oportunidades para o varejo online: Estudo de moda no setor de Passos (MG). Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(2), 63–87. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2146