GESTÃO PÚBLICA E RESPONSABILIDADE
UMA ABORDAGEM ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DE CAMPANHAS
Palavras-chave:
Comunicação, Gestão Pública, Campanha publicitáriaResumo
O presente artigo visa apresentar uma abordagem sobre o processo de comunicação presente na gestão pública brasileira. Dessa forma, aborda-se de forma sucinta sobre os princípios regentes da administração pública brasileira, sobre a comunicação pública e o processo de comunicação. Ainda, aborda-se a fundamental importância da Análise de Discurso para explicar o funcionamento de materialidades discursivas, como as campanhas publicitárias públicas. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa e bibliográfica para a exploração dos temas e embasamento teórico. Com isso, foi possível observar que o discurso presente nas campanhas públicas, por possuir caráter ideológico como toda manifestação de linguagem, gera interpretações diversas e singulares que, não raro, podem caminhar para sentidos contrários ou mesmo excludentes a determinado grupo social. Cabe assim, maior comprometimento diante da construção das campanhas publicitárias realizadas pela administração pública, uma vez que é direcionada a um público diversificado.
Referências
MORAIS, Janaina Jacolina. Princípio da eficiência na Administração Pública. ETHOS JUS: revista acadêmica de ciências jurídicas. Avaré: Faculdade Eduvale de Avaré, v. 3, n. 1, p. 99-105, 2009.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. Seminário de Estudos em Análise de Discurso, v. 1, p. 8-18, 2003.
RIBEIRO, Amanda Sonaly Agra et al. Adoção dos princípios da administração pública gerencial em estados Brasileiros. 2016. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/12228/AMANDA%20SONALY%20AGRA%20RIBEIRO%20-%20TCC%20ADMINISTRA%C3%87%C3%83O%202016..pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 12 de dezembro de 2022.
VERHINE, Alan. Ruídos na comunicação vs. transparência na administração pública brasileira. Disponível em: <9ac57e4/Ruidos-na-comunicacao-vs-transparencia-na-administracao-publica-brasileira-Communication-noise-vs-transparency-in-brazilian-public-administration.pdf > Acesso em 19 de outubro de 2022.