GESTÃO PÚBLICA E RESPONSABILIDADE

UMA ABORDAGEM ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DE CAMPANHAS

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Gestão Pública, Campanha publicitária

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma abordagem sobre o processo de comunicação presente na gestão pública brasileira. Dessa forma, aborda-se de forma sucinta sobre os princípios regentes da administração pública brasileira, sobre a comunicação pública e o processo de comunicação. Ainda, aborda-se a fundamental importância da Análise de Discurso para explicar o funcionamento de materialidades discursivas, como as campanhas publicitárias públicas. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa e bibliográfica para a exploração dos temas e embasamento teórico. Com isso, foi possível observar que o discurso presente nas campanhas públicas, por possuir caráter ideológico como toda manifestação de linguagem, gera interpretações diversas e singulares que, não raro, podem caminhar para sentidos contrários ou mesmo excludentes a determinado grupo social. Cabe assim, maior comprometimento diante da construção das campanhas publicitárias realizadas pela administração pública, uma vez que é direcionada a um público diversificado. 

Biografia do Autor

Jaíne de Paula Silva, Universidade Federal de Alfenas

Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG).

Lidia Noronha Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucaí (UNIVÁS) e docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Referências

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Publicado

03/31/2023

Como Citar

Silva, J. de P. ., & Pereira, L. N. . (2023). GESTÃO PÚBLICA E RESPONSABILIDADE: UMA ABORDAGEM ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DE CAMPANHAS. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(1), 20–25. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2099