Mortalidade Infantil e na Infância no Brasil de 1990 até 2011: Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)

Autores

  • Camila Eugênia Ronchini
  • Alinne Alvim Franchini UNIFAL-MG
  • Pamila Cristina Lima Siviero UNIFAL-MG

Resumo

No ano 2000, num encontro denominado Cimeira do Milênio, representantes dos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se propuseram a atingir, até o ano 2015, os objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) que implicam um conjunto de metas e objetivos estabelecidos por estes em um documento solene - a Declaração do Milênio. Portanto, os ODMs expressam um compromisso assumido pelo Brasil em conjunto com 191 países-membros da ONU. Este estudo teve por objetivo analisar, no período de 1990 a 2011, o comportamento do país e de suas cinco grandes regiões em relação ao quarto ODM, que consiste em reduzir a mortalidade na infância. Para isso, foram utilizadas informações do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e informações coletadas no site do Ministério da Saúde, no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período entre 1990 e 2011. Os resultados obtidos permitiram observar que o país alcançou, em 2011, as principais metas nacionais propostas para a redução da mortalidade na infância e infantil. Além disso, apesar de persistirem as diferenças regionais, estas tem diminuído significativamente ao longo deste período.

Downloads

Publicado

03/12/2015

Como Citar

Ronchini, C. E., Franchini, A. A., & Siviero, P. C. L. (2015). Mortalidade Infantil e na Infância no Brasil de 1990 até 2011: Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/265