PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DESIGN THINKING

Autores/as

Palabras clave:

Educação Financeira, Software educativo, Design thinking

Resumen

Este artículo propone la creación de un prototipo de software de educación financiera para celulares que ayude al usuario a comprender cómo funciona nuestra mente y cómo gran parte de las decisiones financieras están influenciadas por sesgos de comportamiento. El objetivo es entregar un prototipo de aplicación de educación financiera que creará pruebas (quiz) para medir el conocimiento del usuario sobre el tema y guiarlo a través del concepto de sesgos de comportamiento. Para ello, además del prototipo de la aplicación, se creó un banco de preguntas inspiradas en la teoría institucionalista de la educación financiera. Se espera que el software sea una invitación al usuario a detenerse, reflexionar y reconocer que sus decisiones están influenciadas por factores que muchas veces no logra percibir. Además, se espera que, al internalizar la existencia de sesgos de comportamiento, uno se dé cuenta de que no importa cuán alfabetizado financieramente pueda ser un individuo, está sujeto a “trampas” que pueden llevarlo a tomar malas decisiones.

Biografía del autor/a

Ana Caroline Cabral Ribeiro, Centro Universitário do Sul de Minas

Bacharela em Ciências da Computação no UNIS Varginha (MG) em 2022 e Bacharela em Administração na Faculdade de Administração de Curvelo em 2007, além de ser Desenvolvedora de Software na Philips Medical Systems.

Mayara Palmutti Oliveira, UNIS

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2022).

Fernando Batista Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Professor Adjunto do bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) - Campus Varginha (MG). Professor do mestrado acadêmico Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da Unifal-MG. Doutor em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2015, bolsa da Fapemig), com doutorado sanduíche realizado na Leeds University Business School - LUBS (2014, bolsa da CAPES). Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2004, bolsa do CNPq), e Bacharel em Economia pelo IE/UNICAMP (2000).

Pollyanna Miranda de Abreu, Centro Universitário do Sul de Minas

Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), possui graduação em Tecnologia da Informática pelo centro universitário Newton Paiva (2005), possui formação pedagógica pelo centro universitário do Sul de Santa Catarina Unisul (2006), e curso Técnico em Informática Industrial pelo Senai/Cetel (1999). É professora de Ciências da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS.

Citas

ARIELY, D.; KREISLER, J. A psicologia do dinheiro. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
EY. Não é novidade que o setor financeiro está passando por grandes mudanças, 2020. Disponível em: <https://www.ey.com/pt_br/financial-services/transformacao-do-setor-bancario>. Acesso em 11dez. 2023.
BROWN, T. Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
CHAGUE, F.; GIOVANNETTI, B. É Possível Viver De Day-Trading? Relatório CVM, p. 23, 2019.
CONSUMER FINANCIAL PROTECTION BUREAU. Navigating the market: a comparison of sending on financial education and financial marketing. Iowa: CFPB, 2013.
GOMES, A.; PADOVANI, S. Usabilidade no ciclo de desenvolvimento de software educativo. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Juiz de Fora –MG, 2005.
KAHNEMAN, D. Rápido e Devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
KLAPPER, L.; LUSARDI, A.; VAN OUDHEUSDEN, P. Insights From the Standard & Poor’S Ratings Services Global Financial Literacy Survey. Financial literacy around the world. [S.l: s.n.], 2015. Disponível em: <https://gflec.org/wp-content/uploads/2015/11/3313-Finlit_Report_FINAL-5.11.16.pdf?x56258>. Acesso em 11 dez. 2023.
MEINERZ, C. B. Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio/ago. 2011.
MEIRELLES, F. Pesquisa do uso de Tecnologia de Informação nas Empresas. Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), 34° edição anual. 2023. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u68/pesti-fgvcia-2023_0.pdf. Acesso em 12 dez 2023.
MOSMANN, G. Você teria caído no golpe que fez Juliana Paes perder dinheiro; entenda. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/mais/colunas/2021/09/20/falta-de-conhecimento-financeiro-investimentos.htm>. Acesso em: 26 set 2021.
PEIXOTO, M. M.; SILVA, C. (2015) Requisitos para Softwares Educacionais Gamificados: Uma Revisão Sistemática de Literatura. In Anais do 18° Ws em Engenharia de Requisitos, Lima, Peru.
PEREIRA, D. R. M. O ensino através do computador: os tipos de softwares educativos e seu uso. 2011.
PEREIRA, F. B.; Notas de um plano nacional de capacitação financeira. Tese doutoramento na UFMG. 2015.
SILBER, S. D. A economia mundial após a crise financeira de 2007 e 2008. Revista USP, v. 0, n. 85, p. 82, 2010.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VIANNA, M. et al. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Publicado

19-12-2023

Cómo citar

Cabral Ribeiro, A. C., Oliveira, M. P., Pereira, F. B. ., & Abreu, P. M. de. (2023). PROTÓTIPO DE UM APLICATIVO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE DESIGN THINKING. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(3), 81–105. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2316