METODOLOGIA PARA O CAMPO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL-ORGANIZACIONAL EM UMA REGIONAL DE ENSINO NO SUL DE MINAS GERAIS

Autores/as

Palabras clave:

Memória institucional-organizacional, metodologia, Hermenêutica em profundidade

Resumen

Delinear uma trajetória como perspectiva de avaliação para um estudo junto a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, onde se encontra a Superintendência Regional de Ensino- SRE, que é um braço administrativo da gestão localizada na mesorregião sul do estado, para atendimento de todas as escolas em vinte e oito municípios requer escolhas metodológicas. O objetivo geral é investigar algumas contribuições metodológicas para o desenvolvimento e foco institucional-organizacional e memorial nesta Regional de Ensino. Esta investigação é descritiva e bibliográfica. Os resultados buscam refletir algumas vantagens de um enfoque tríplice como no método da Hermenêutica em Profundidade (HP) para desenvolvimento de uma pesquisa.

Biografía del autor/a

Margarete Panerai Araujo, Universidade Federal de Alfenas

Pós-doutorado em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ; e pós-doutorado em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO de Comunicação e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS. Atuação no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Campus de Varginha/ MG como professora visitante.

Aline Rodrigues Totti, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/ MG). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). 

Douglas Alexandre Alves

Mestrando em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas, Campus de Varginha/ MG/ Graduação em Pedagogia pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. E-mail: douglasalexandre.alf@hotmail.com.

Citas

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória
cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. 2. ed. – Brasília, DF: Inep, 2019. 474 p. il. ISBN 978-65-81041-01-4 (on-line). Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_segundo_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_pne_2018_2_edicao.pdf. Acesso em outubro de 2022.

BOURDIEU. Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas São Paulo: Papirus, 1996.

CATANI, Afrânio Mendes. As possibilidades analíticas da noção de campo social.
Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 189-202, jan.-mar. 2011. Disponível em:
http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em outubro de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas,
2006.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed.
São Paulo: Ed. Centauro, 2013.

HENRIQUES, Fernanda. Habermas e Ricoeur sobre a Hermenêutica, ou uma convergência divergente. Ed. Colecção LUSOSOFIA. Universidade da Beira
Interior Covilhã, 2012. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/20120217-
henriques_fernanda_habermas_e_ricoeur_sobre_a_hermeneutica.pdf. Acesso em outubro de 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.

MEIHY, José Carlos. Manual de História Oral. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola, 2005.

PINTO, Milton José. Comunicação e discurso, introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos, São Paulo,v. 08, nº 1, p. 72-87, JAN-JUL, 2015. Disponível em: http://www.uniesp.edu.br/fnsa/revista. Acesso em outubro de 2022.

QUELLER, Jefferson José. ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e
transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011, 453p. IN Varia história, Belo Horizonte, vol. 29, nº 49, p.367-369, jan/abr 2013. Disponível em: http://www.variahistoria.org/português. Acesso em outubro de 2022.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: o tempo narrado. Trad. Cláudia Berliner. São
Paulo, WMF Martins Fontes. 2010.

RICOEUR. Paul. Teoria da Interpretação: o discurso e o excesso de significação.
Rio de Janeiro. Editora 70, 1976.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos
meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO- SER. Disponível em: https://www.mg.gov.br/instituicao_unidade/superintendencia-regional-de-ensino-sre-3. Acesso em outubro de 2022.


BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. 2. ed. – Brasília, DF: Inep, 2019. 474 p. il. ISBN 978-65-81041-01-4 (on-line). Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_segundo_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_pne_2018_2_edicao.pdf. Acesso em outubro de 2022.

BOURDIEU. Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas São Paulo: Papirus, 1996.

CATANI, Afrânio Mendes. As possibilidades analíticas da noção de campo social.
Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 189-202, jan.-mar. 2011. Disponível em:
http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em outubro de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas,
2006.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed.
São Paulo: Ed. Centauro, 2013.

HENRIQUES, Fernanda. Habermas e Ricoeur sobre a Hermenêutica, ou uma convergência divergente. Ed. Colecção LUSOSOFIA. Universidade da Beira
Interior Covilhã, 2012. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/20120217-
henriques_fernanda_habermas_e_ricoeur_sobre_a_hermeneutica.pdf. Acesso em outubro de 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.

MEIHY, José Carlos. Manual de História Oral. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola, 2005.

PINTO, Milton José. Comunicação e discurso, introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos, São Paulo,v. 08, nº 1, p. 72-87, JAN-JUL, 2015. Disponível em: http://www.uniesp.edu.br/fnsa/revista. Acesso em outubro de 2022.

QUELLER, Jefferson José. ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e
transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011, 453p. IN Varia história, Belo Horizonte, vol. 29, nº 49, p.367-369, jan/abr 2013. Disponível em: http://www.variahistoria.org/português. Acesso em outubro de 2022.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: o tempo narrado. Trad. Cláudia Berliner. São
Paulo, WMF Martins Fontes. 2010.

RICOEUR. Paul. Teoria da Interpretação: o discurso e o excesso de significação.
Rio de Janeiro. Editora 70, 1976.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos
meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO- SER. Disponível em: https://www.mg.gov.br/instituicao_unidade/superintendencia-regional-de-ensino-sre-3. Acesso em outubro de 2022.

Publicado

31-03-2023

Cómo citar

Araujo, M. P. ., Aline Rodrigues Totti, & Douglas Alexandre Alves. (2023). METODOLOGIA PARA O CAMPO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL-ORGANIZACIONAL EM UMA REGIONAL DE ENSINO NO SUL DE MINAS GERAIS. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(1), 69–79. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2105