Os entraves ao gerencialismo na gestão pública de um município do interior do Estado de São Paulo

Autores

  • Adílio Renê Almeida Miranda Unifal
  • Regina Rocha Rodrigues Prefeitura de São João da Boa Vista

Resumo

O presente artigo buscou compreender os motivos pelos quais, após quase duas décadas de realização da Reforma gerencial nos âmbitos federal e estadual, o gerencialismo não foi plenamente implementado na Administração pública de um município do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro de entrevista foi elaborado utiilizando-se como critérios os indicadores de recursos humanos, instrumentos de gestão, articulações institucionais e participação do cidadão, responsabilidade fiscal e aplicação dos recursos. Foi possível identificar certos entraves para a implementação do gerencialismo na Administração pública do município, como: a falta de capacitação dos gestores, que dificultou o enxugamento do quadro de servidores, que seria importante para a economicidade das finanças; a resistência à utilização de práticas e preceitos que favorecem uma flexibilização da burocracia e consequentemente uma participação mais efetiva da população. Constatou-se, ainda, a inexistência de utilização de indicadores de desempenho para estabelecimento de metas e avaliação da qualidade de serviços prestados à população, além de baixa participação da população na atividade dos conselhos gestores, bem como investimentos em saúde e educação aquém dos anseios e necessidades da população, embora dentro dos valores mínimos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Biografia do Autor

Adílio Renê Almeida Miranda, Unifal

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Regina Rocha Rodrigues, Prefeitura de São João da Boa Vista

Especialista em Gestão Pública Municipal

Referências

BRESSER-PEREIRA, L. C. Sociedade civil: sua democratização para a reforma do Estado. In: BRESSER-PEREIRA, L. C., WILHEIM, J.; SOLA, L. org., Sociedade e Estado em transformação. UNESP/ENAP, 1999, p. 67-116.

FADUL, E. M. C.; LINDOMAR, P. S. Retomando o debate sobre a reforma do Estado e a nova Administração Pública. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32. 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. 1 CD-ROM.

FREITAS JÚNIOR, D. B. Avaliação da administração pública gerencial em municípios por meio de indicadores. 2009. 139 p. Dissertação (Mestrado Administração) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.

MARTINS, Luciano. Reforma da administração pública e cultura política no Brasil: uma visão geral. Cadernos ENAP, Brasília, 1997.

MOORE, M. H. Criando valor público: gestão estratégica no governo. Rio de Janeiro; Brasília: Uniletras; ENAP, 2002.

MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2003. Disponível em http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf em 15.06.2014

OSBORNE, D.; GAEBLER, T. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. Brasília, MH Comunicação, 1994.

PAES DE PAULA, A. P. Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro. FGV, 2005. 204 p.

PIMENTA, C. C. A reforma gerencial do Estado Brasileiro no contexto das grandes tendências mundiais. Revista da Administração Pública. Rio de Janeiro. V 32, nº 5, p 173-199, set/out , 1998.

Downloads

Publicado

12/04/2015

Como Citar

Miranda, A. R. A., & Rodrigues, R. R. (2015). Os entraves ao gerencialismo na gestão pública de um município do interior do Estado de São Paulo. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/407