Além da superfície

Por que os recursos educacionais abertos são mais do que apenas arquivos da internet?

Autores

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Educação Inclusiva, Educação

Resumo

O avanço da internet promoveu uma transformação significativa no acesso à informação e possibilitou a disponibilidade de uma ampla variedade de recursos educacionais on-line. Dentre esses recursos, destacam-se os Recursos Educacionais Abertos (REA), os quais apresentam oportunidades valiosas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação básica, especialmente em relação à Educação Inclusiva. No entanto, é crucial estabelecer distinções claras entre os REA e outros tipos de arquivos disponíveis na internet, além de superar possíveis obstáculos legais que possam restringir a utilização desses recursos. Este artigo tem como objetivo geral fornecer informações práticas com o intuito de auxiliar os professores nesse processo. Para tanto, a pesquisa adotada possui natureza descritiva e bibliográfica, com resultados que visam contribuir para a compreensão dos REA como um conhecimento coletivo e propriedade social, além de explorar sua aplicabilidade no contexto da inclusão escolar.

Biografia do Autor

Heverton Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Mestrando em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e  Graduado em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor efetivo-regente de Língua Portuguesa-Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Luiz Antonio Staub Mafra, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008) e Docente do Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

07/10/2023

Como Citar

Oliveira, H. F. de, & Mafra, L. A. S. . (2023). Além da superfície: Por que os recursos educacionais abertos são mais do que apenas arquivos da internet?. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(2), 36–41. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2147