METODOLOGIA PARA O CAMPO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL-ORGANIZACIONAL EM UMA REGIONAL DE ENSINO NO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

Palavras-chave:

Memória institucional-organizacional, metodologia, Hermenêutica em profundidade

Resumo

Delinear uma trajetória como perspectiva de avaliação para um estudo junto a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, onde se encontra a Superintendência Regional de Ensino- SRE, que é um braço administrativo da gestão localizada na mesorregião sul do estado, para atendimento de todas as escolas em vinte e oito municípios requer escolhas metodológicas. O objetivo geral é investigar algumas contribuições metodológicas para o desenvolvimento e foco institucional-organizacional e memorial nesta Regional de Ensino. Esta investigação é descritiva e bibliográfica. Os resultados buscam refletir algumas vantagens de um enfoque tríplice como no método da Hermenêutica em Profundidade (HP) para desenvolvimento de uma pesquisa.

Biografia do Autor

Margarete Panerai Araujo, Universidade Federal de Alfenas

Pós-doutorado em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ; e pós-doutorado em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO de Comunicação e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS. Atuação no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Campus de Varginha/ MG como professora visitante.

Aline Rodrigues Totti, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/ MG). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). 

Douglas Alexandre Alves

Mestrando em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas, Campus de Varginha/ MG/ Graduação em Pedagogia pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. E-mail: douglasalexandre.alf@hotmail.com.

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Publicado

03/31/2023

Como Citar

Araujo, M. P. ., Aline Rodrigues Totti, & Douglas Alexandre Alves. (2023). METODOLOGIA PARA O CAMPO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL-ORGANIZACIONAL EM UMA REGIONAL DE ENSINO NO SUL DE MINAS GERAIS. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(1), 69–79. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2105