O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN, BRASIL) NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.4.7-7

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, Estudo do lugar, Material didático.

Resumo

Atlas escolares municipais se apresentam como recursos didáticos pedagógicos capazes de auxiliar o professor de Geografia no percurso formativo da educação básica. O objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar a percepção dos professores que lecionam a disciplina Geografia na rede municipal de ensino, sobre o uso do Atlas Geográfico Escolar de Assú/RN, como material didático para o ensino de Geografia. Como metodologia destaca-se o levantamento bibliográfico e a organização de um grupo de trabalho com professores da rede municipal, objetivando a análise do material. Assim, foi possível observar que, a maioria dos professores se preocupam em relacionar os conteúdos com o estudo do lugar, utilizando-o como ponto de referência para a construção do pensamento crítico e espacial. A falta de informações a nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, encontradas de forma fragmentada e muitas vezes, descontextualizadas. Portanto, percebeu-se que a proposta do Atlas Geográfico Escolar, torna-se significante ao se considerar a ausência de materiais didáticos que posam servir de base para o professor utilizar como auxílio ao livro didático no ensino de Geografia sobre o município de Assú/RN.

Biografia do Autor

Geronimo da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Mídias na Educação-DEAD/UERN. Especialista em Ensino de Geografia-CEMGEO/UFPA. Membro do grupo de pesquisa Ambiente Sociedade do departamento de Geografia DGE/UERN-Assú/RN. Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase nas temáticas: Geocartografia; Atlas escolares municipais; Materiais didáticos e Ensino de Geografia.

Josiel de Alencar Guedes, UERN

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central,. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia. 

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Publicado

29-10-2024

Como Citar

DA SILVA COSTA, Geronimo; GUEDES, Josiel de Alencar. O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN, BRASIL) NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM GEOGRAFIA. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 127–152, 2024. DOI: 10.29327/243949.4.7-7. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/2542. Acesso em: 22 dez. 2024.