PRODUÇÃO DO ATLAS AMBIENTAL DIGITAL DE MONTES CLAROS/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.1.2-3

Palavras-chave:

Mapa, Tecnologia, Ensino, Imagem de Satélite, SIG

Resumo

O contexto pandêmico expôs a escassez de material didático digital para suporte às aulas no ensino básico. Dessa forma, oferecer material de apoio, em ambiente virtual, do espaço local, como o Atlas Ambiental, é uma forma de incentivar a melhoria do ensino e desenvolver a educação ambiental. Portanto, esse texto tem como objetivo apresentar o processo de elaboração do o Atlas Ambiental Digital de Montes Claros.

Biografia do Autor

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia/ UNIMONTES e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/ UNIMONTES. Graduado em Geografia/Unimontes. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Geografia, com ênfase em Geotecnologias. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento/UNIMONTES. Realizou estágio técnico de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com bolsa da FAPEMIG (2008). Editor da Revista Cerrados (2015 a 2016). Editor da Revista Desenvolvimento Social (2013 a 2015). Membro e coordenador da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas - CSA/FAPEMIG (2017 a 2020). Membro do CODEMA de Montes Claros/MG (2019 a 2021). Coordenador PPGEO/Unimontes (2018 a 2021).

Referências

CIROLINI, A. A Inclusão de tecnologias digitais nas escolas do meio rural de Restinga Sêca, RS: o atlas geográfico eletrônico e escolar na perspectiva dos processos de ensino e aprendizagem. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia para 1a a 4a séries. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 71-110. Disponível em: http://mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/livro052.pdf. Acesso em: 10/02/2010.
BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo Escolar 2021. [Online]. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: novembro de 2021.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficinas de Textos. 2008.
FRANÇA, I, S. A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, 2007.
LE SANN, J. G.; ALMEIDA, R. D. Cartografia na escola: atlas escolares. Disponível em: <http://tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ce/tetxt4.htm>. Acesso em: 10/02/2010.
LIMA, E. BRITO, J. L. BRABO, F. DE C. V.; OLIVEIRA, F. M. de, L. Elaboração do Atlas Escolar de Uberlândia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 6, p. 71-79, 2007.
PEREIRA, A. M. Cidade média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Geografia) Universidade Federal de Uberlândia, 2007.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

ESDRAS LEITE, Marcos. PRODUÇÃO DO ATLAS AMBIENTAL DIGITAL DE MONTES CLAROS/MG. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 14–23, 2021. DOI: 10.29327/243949.1.2-3. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1716. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático