DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL, ESCUTA NÔMADE, PAISAGEM SONORA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA SONORO DE JOÃO MONLEVADE-MG
DOI:
https://doi.org/10.29327/243949.2.3-4Palavras-chave:
Mapa Sonoro, Linguagens, Ensino de GeografiaResumo
Como proposta de compreensão das complexidades espaciais do mundo, especialmente sob a dinâmica escolar, o Ensino de Geografia deve estar atento a linguagens que orientam na produção de conhecimentos geográficos, os quais servirão como elementos auxiliares no trabalho docente para o desenvolvimento do pensamento e da capacidade de interação com o mundo. Neste sentido, neste trabalho ganha centralidade um processo fundamental no ensino de geografia: compreender a lógica produtora do espaço geográfico, usando de reflexões geográficas e históricas. Diante disso, o uso do mapa sonoro como recurso de ensino-aprendizagem traz elementos que fundamentam a explicação de fenômenos como expansão do perímetro urbano de uma cidade e suas dinâmicas de produção.
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