DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL, ESCUTA NÔMADE, PAISAGEM SONORA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA SONORO DE JOÃO MONLEVADE-MG

Autores/as

  • Leandro Marques dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.2.3-4

Palabras clave:

Mapa Sonoro, Linguagens, Ensino de Geografia

Resumen

Como proposta de compreensão das complexidades espaciais do mundo, especialmente sob a dinâmica escolar, o Ensino de Geografia deve estar atento a linguagens que orientam na produção de conhecimentos geográficos, os quais servirão como elementos auxiliares no trabalho docente para o desenvolvimento do pensamento e da capacidade de interação com o mundo. Neste sentido, neste trabalho ganha centralidade um processo fundamental no ensino de geografia: compreender a lógica produtora do espaço geográfico, usando de reflexões geográficas e históricas. Diante disso, o uso do mapa sonoro como recurso de ensino-aprendizagem traz elementos que fundamentam a explicação de fenômenos como expansão do perímetro urbano de uma cidade e suas dinâmicas de produção.

Biografía del autor/a

Leandro Marques dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

14-06-2022

Cómo citar

SANTOS, Leandro Marques dos. DESIGUALDADE SOCIOESPACIAL, ESCUTA NÔMADE, PAISAGEM SONORA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA SONORO DE JOÃO MONLEVADE-MG. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 62–76, 2022. DOI: 10.29327/243949.2.3-4. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1722. Acesso em: 3 jul. 2024.