TRABALHO DE CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA: A PAISAGEM URBANA EM FOCO

Autores

  • Thomaz Alvisi de Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Izadora Alves de Lima Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.3.6-4

Palavras-chave:

trabalho de campo, análise comparativa, paisagem, evolução urbana, ensino de geografia

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência referente a atividade desenvolvida no âmbito da disciplina “Trabalho de Campo no Ensino da Geografia” do curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas. Objetivou-se trabalhar a paisagem urbana de Poços de Caldas pelos métodos da análise comparativa com a utilização de fotografias antigas e atuais da cidade a partir do Mirante Santa Rita, promontório que permite visadas amplas sobre a área em apreço. A atividade, praticada por alunos do ensino fundamental II de uma escola estadual, viabilizou reflexões acerca do crescimento e das transformações da cidade nos últimos 110 anos. Além disso, fomentou um debate alocado no campo da evolução da paisagem urbana e suas relações com as especificidades morfológicas da área. De forma mais abrangente, a atividade reafirmou a prática de campo como método de ensino intrínseco ao aprendizado em Geografia.

Biografia do Autor

Thomaz Alvisi de Oliveira, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Doutor em Geografia - UNESP Rio Claro

Professor do IFSULDEMINAS - Poços de Caldas

PPGEO UNIFAL-MG

Izadora Alves de Lima, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Graduação em Geografia - IFSULDEMINAS

Referências

BESSE, Jean-M. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: Eduerj, 2014. 234 p. Tradução de Annie Cambe

CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora da Ufsc, 2014. 407 p. Tradução de Margareth de Castro Afeche Pimenta e Joana Afeche Pimenta.

COLTRINARI, L. O trabalho de campo na geografia do século XXI. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 103-108, 1998. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123325. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123325. Acesso em: 23 ago. 2023.

DOLFUSS, O. A análise geográfica. São Paulo: DIFEL, 1973.

NOGUEIRA, É. B. de C.; KUPERMAN, E. Conhecendo a cidade a partir dos conceitos geográficos: material de suporte para professores de Geografia. 1.ed. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2020.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACCETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 283 p.

RODRIGUES, A. B.; OTAVIANO, C. A. Guia Metodológico de Trabalho de Campo em Geografia. Geografia, Londrina, v. 10, n. 1, p. 35-43, jan. 2001. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/hai_aulacampo_2012/guia_trabalho_campo.pdf . Acesso em: 02 ago. 2023.

RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. da; CAVALCANTI, A. P. B. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: UFC Edições, 2007. 222 p

SOUZA, J. C. de; PEREIRA, R. M. Uma reflexão acerca da importância do trabalho de campo e sua aplicabilidade no ensino de geografia. 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/215/o/uma_reflexao_acerca_da_importancia_do_trabalho_de_campo.pdf . Acesso em: 28 ago. 2023.

VENTURI, L. A. B. (org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011. 528 p.

Downloads

Publicado

16-11-2023

Como Citar

ALVISI DE OLIVEIRA, Thomaz; ALVES DE LIMA, Izadora. TRABALHO DE CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA: A PAISAGEM URBANA EM FOCO. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 46–57, 2023. DOI: 10.29327/243949.3.6-4. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/2282. Acesso em: 1 mar. 2024.