A CONSTRUÇÃO FAZER-COM-QUE NAS REDAÇÕES ENEM
Palavras-chave:
Construções; Fazer-com-que; Conjunções; Causalidade; Redação ENEM.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa relativos às análises da estrutura [fazer-com-que] nas redações modelo ENEM como relação de causa e consequência de acordo com os pressupostos da teoria construcionista (GOLDBERG, 1995; CROFT, 2001; CROFT, CRUSE, 2004; LANGACKER, 2013; PINHEIRO, FERRARI, 2020). O modelo para explicar o pareamento entre forma e função da estrutura é o da gramática de Neves (2000). Os resultados obtidos constataram que, em determinadas formas sintáticas, a estrutura [fazer-com-que] conserva a função prototípica do verbo fazer, como núcleo central da predicação; já em outras formas a estrutura recebe a função de perífrase conjuncional. Também se constatou que a construção de causa e consequência é o resultado de uma relação que pode estar no domínio de causa real, relação entre predicações que podem ser verificadas no mundo, e causa epistêmica, relação entre uma premissa e uma informação real, conforme Neves (2000). Verificou-se que, nas ocorrências em que a oração nuclear obtinha em sua composição um verbo epistêmico, o tipo de construção causal é o de domínio epistêmico.
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