A CONSTRUÇÃO FAZER-COM-QUE NAS REDAÇÕES ENEM

Autores/as

  • Júlia Maria das Dores Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Construções; Fazer-com-que; Conjunções; Causalidade; Redação ENEM.

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa relativos às análises da estrutura [fazer-com-que] nas redações modelo ENEM como relação de causa e consequência de acordo com os pressupostos da teoria construcionista (GOLDBERG, 1995; CROFT, 2001; CROFT, CRUSE, 2004; LANGACKER, 2013; PINHEIRO, FERRARI, 2020). O modelo para explicar o pareamento entre forma e função da estrutura é o da gramática de Neves (2000). Os resultados obtidos constataram que, em determinadas formas sintáticas, a estrutura [fazer-com-que] conserva a função prototípica do verbo fazer, como núcleo central da predicação; já em outras formas a estrutura recebe a função de perífrase conjuncional. Também se constatou que a construção de causa e consequência é o resultado de uma relação que pode estar no domínio de causa real, relação entre predicações que podem ser verificadas no mundo, e causa epistêmica, relação entre uma premissa e uma informação real, conforme Neves (2000). Verificou-se que, nas ocorrências em que a oração nuclear obtinha em sua composição um verbo epistêmico, o tipo de construção causal é o de domínio epistêmico.

Biografía del autor/a

Júlia Maria das Dores Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Júlia Maria das Dores Duarte é bacharel e mestranda em Estudos Linguísticos na área da Linguística Teórica e Descritiva pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Dra. Luana Lopes Amaral e sob coorientação do Prof. Dr. André Vinícius Lopes Coneglian. Compõe o grupo de pesquisadoras do Projeto VerboWeb (www.letras.ufmg.br/verboweb) e do projeto Brasileiras em PLN (https://sites.google.com/view/brasileiras-pln/). Além disso, atua como tutora do curso "Fundamentos de Sintaxe" no Projeto Apoio Pedagógico FALE/UFMG e é bolsista no Programa Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG), onde ministra a disciplina "Introdução aos Estudos da Linguagem: Língua, Texto e Discurso" (60h) aos calouros do curso de graduação em Letras/UFMG. Suas principais áreas de interesse acadêmico incluem: Gramática de Construções, Linguística Cognitiva-Funcional, Interface Sintaxe-Semântica Lexical, Tipologia Linguística, Linguística Computacional e Complementação de línguas. Atualmente, é bolsista de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde desenvolve um estudo acerca dos verbos de fala do português brasileiro sob a perspectiva da Gramática de Construções Radical.

Citas

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2009.

CHAFE, W. The relation of grammar to thought. In: BUTLER, C. et al. (eds.) The dynamics of language use. Amsterdam: John Benjamins, 2005, p. 57-78.

CONEGLIAN, A. V. L.. As construções adverbiais causais no português brasileiro: uma amostra de análise do domínio dos atos de fala. Cadernos de Pós-graduação em Letras, v. 01, p. 136-155, 2015.

CROFT, William. Radical Construction Grammar. Oxford: Oxford University Press. 2001.

CROFT, William; CRUSE, Alan. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

CUNHA, Gabriella Pedrosa Santos. Complementos oracionais na redação do Enem: uma análise semântico-pragmática. 2021. 286 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

GOLDBERG, Adele E. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. University of Chicago Press, 1995.

KENEDY, Eduardo; OTHERO, Gabriel Ávila de. Para conhecer: Sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018.

LANGACKER, Ronald W. Essentials of cognitive grammar. United States of America/New York: Oxford University Press, 2013.

PINHEIRO, Diogo; FERRARI, Lilian. Linguística funcional, linguística cognitiva e gramática de construções: mapeando o campo das abordagens cognitivo-funcionais. Revista Linguíʃtica, vol. 16, no Esp., novembro de 2020, p. 595–621.

NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

Publicado

18-04-2024

Cómo citar

Duarte, J. M. das D. . (2024). A CONSTRUÇÃO FAZER-COM-QUE NAS REDAÇÕES ENEM. (Entre Paréntesis), 12(2). Recuperado a partir de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2175