EXISTENCIA POÉTICA Y MECANISMOS DE SUPERVIVENCIA FRENTE A LA VIOLENCIA DE GÉNERO
CONSIDERACIONES SOBRE LA POESÍA DE MARINA VERGUEIRO Y EL VIH/SIDA
Palabras clave:
Poesía, Marina Vergueiro, VIH/sida, Transmodernidad, ExperienciaResumen
Este artículo se propone investigar cómo la poesía de Marina Vergueiro, a partir del poema “Eu tive aids por dois meses” publicado en su primera antología poética titulada Exposta (2019), se convierte en un mecanismo de supervivencia frente a la violencia de género y su relación con el VIH/ sida. Para ello, a modo de subsidio teórico, recurrimos al concepto de transmodernidad, postulado por el filósofo Enrique Dussel (2016), con el fin de resaltar los aspectos de la periferia que requieren una mirada específica a la producción poética marginada, en consonancia con los aspectos de la violencia en el género esclarecidos por Saffiotti (2004), y, finalmente, la perspectiva de la poesía como experiencia esbozada por Lorde (2019). Como resultado, se observó que el eu-lírico del poema, como sujeto-objeto, toma el lugar de enunciación frente a la violencia sufrida.
Citas
LORDE, Audre. A poesia não é um luxo. In: LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SAFFIOTI, H. Violência de gênero: o lugar da práxis na construção da subjetividade. Lutas Sociais, [S. l.], n. 2, p. 59–79, 2004. DOI: 10.23925/ls.v0i2.18789. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/18789. Acesso em: 03 jan. 2023.
VERGUEIRO, Marina. Exposta. São Paulo: Conecta Brasil, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado