ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.171Palabras clave:
ensino de literaturaResumen
Este trabalho vem somar-se aos estudos de questões relacionadas ao Ensino de Literatura. Primeiramente, nos referimos ao cenário pós-moderno, ao qual se experimenta uma crise das literaturas, que interfere na formação de um indivíduo crítico, reflexivo e atuante na transformação da sociedade em que vive. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o ensino de Literatura para jovens do século XXI, que vivem uma realidade envolvida pela cultura globalizada e por inúmeros recursos tecnológicos e digitais. Consideramos como referencial teórico os estudos de Antonio Candido relativos à Literatura como um direito do ser humano e as teorias da Estética da Recepção, que refletem a possibilidade de realizar estas ações a partir do próprio texto, estabelecido pela relação dialógica entre texto literário e leitor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado