Levantamento do nível de conhecimento sobre os aspectos do uso adequado de insulina por pessoas vivendo com Diabetes Mellitus e atendidos no SUS
Resumo
O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica de origem endócrino-metabólica, caracterizada por hiperglicemia, e que pode requerer o uso de insulina exógena durante toda a vida. Neste sentido, é fundamental o conhecimento acerca do uso adequado de insulina por parte das pessoas vivendo com DM, no sentido de compreender as condições de armazenamento, aplicação e como se evitar possíveis reações adversas, também visando aumentar a eficácia clínica deste hormônio. Neste estudo, de caráter observacional e transversal, analisou-se uma amostra de 102 pacientes com DM, que fazem uso de insulina e são atendidos em unidades do SUS de uma cidade no Sul de Minas Gerais, Brasil. Entre os entrevistados, com amostragem da população adulta, houve predominância de pacientes acima de 50 anos, pesando acima de 76 Kg, e que fazem em média de 3-4 refeições/dia. Observou-se maioria absoluta do uso da insulina de ação intermediária (NPH), com posologia variável, predominância de aplicação na região abdominal e braços, conscientização parcial acerca de rodízio do local de aplicação, considerável frequência de reações adversas durante a aplicação e, em geral, armazenamento adequado deste hormônio. Portanto, uma vez que os pacientes adquirem uma certa experiência rotineira e surgem vícios que levam à certos erros de manipulação e execução da técnica de aplicação da insulina, eles devem ser avaliados de maneira constante pela equipe de saúde, estimulando à prática que permitam observar, corrigir e verificar as suas aquisições e habilidades quanto ao tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.