AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ERVA-DOCE (Pimpinella anisum L.) COMERCIALIZADA EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
Resumo
A Pimpinella anisum L., mais conhecida como Erva-doce, é uma das espécies mais antigas de uso popular, bastante utilizada por possuir variadas propriedades terapêuticas. Mas, o que de fato preocupa, é a falta de qualidade de plantas medicinais comercializadas, podendo causar danos à saúde dos indivíduos. Nesse contexto, esse estudo objetivou-se avaliar a qualidade da planta medicinal Erva-doce comercializada em diferentes pontos da cidade de Juazeiro do Norte, CE. Para realização das análises da Erva-doce, foram adquiridas 10 amostras da droga vegetal, de forma aleatória, em diferentes localidades do mercado popular e na feira livre da cidade de Juazeiro do Norte, CE. E, realizou-se os seguintes testes: Teor de umidade, cinzas totais, pH, características organolépticas, materiais estranhos e análise dos rótulos. A partir da análise dos dados, constata-se que a maior parte das amostras analisadas de Juazeiro do Norte, CE encontram-se fora das especificações de qualidade, o que demonstra a ausência do controle do processamento, e esse fato preocupa, pois pode afetar diretamente a saúde dos consumidores. O maior índice de reprovação ocorreu na análise de materiais estranhos, havendo a presença de contaminantes, como: restos de insetos, areia, terra, talos e partes de outras plantas. Os órgãos de gestão e fiscalização, bem como as instituições de ensino e pesquisa poderiam contribuir com ações direcionadas ao treinamento e capacitação dos comerciantes, com o objetivo de proporcionar maior qualidade dos produtos comercializados, além de reduzir os riscos associados a falta de padronização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.