Intoxicações exógenas em sete lagoas, minas gerais: análise de notificações ao sinan entre 2011 e 2019
Resumo
A intoxicação constitui grave problema de saúde pública em todo o mundo. É de suma importância o acompanhamento do número de casos e definição do perfil epidemiológico atrelado aos mesmos. Neste sentido, a análise de notificações pode desempenhar relevante papel na definição das condições relacionadas à intoxicação exógena, no âmbito municipal, estadual e federal. Desta forma, o atual estudo tem como objetivo analisar as características associadas às notificações de intoxicações exógenas em Sete Lagoas, Minas Gerais, através de dados secundários notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2011 a 2019. Através do SINAN foi possível identificar 2578 notificações de intoxicação exógena no município, com tendência ascendente e aumento de 25% no número de notificações comparando-se 2011 e 2019. Predominaram notificações relativas a indivíduos do sexo feminino (69%), de faixa-etária entre 20 e 39 anos (44%), de raça parda (56%), tendo como principal agente tóxico os medicamentos (74%), circunstância predominante como tentativa de suicídio (70%), exposição do tipo aguda (89%), de confirmação clínica (96%) e evolução com cura sem sequela (97%). Houve 21 óbitos no período, representando uma média de 2,3 óbitos por ano devido à intoxicação exógena. A partir da análise dos dados foi possível evidenciar falhas de notificação devido a notificações incompletas e possível subnotificação, o que ressalta a necessidade de aprimoramento do uso desta ferramenta a fim de possibilitar dados mais compatíveis com a realidade e desta forma auxiliar na formulação de políticas públicas que visem à redução de tais agravos.
Descritores: Saúde pública; Notificação de doenças; Envenenamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.