Subalternidade feminina: Violência contra a mulher em O outro pé da sereia, de Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i7.795Palavras-chave:
Subalternidade, Violência, Personagens femininas, Mia Couto.Resumo
O presente trabalho propõe uma análise da obra O outro pé da sereia, de Mia Couto, tendo em vista questões como a força, o poder, a violência atuando nas personagens femininas. O romance, publicado em 2006 no Brasil e em Portugal, apresenta tradições e leis que põem a mulher, muitas vezes, em um segundo plano, como subalterna ao homem. A partir da narrativa, objetiva-se dar ênfase na questão da violência, seja ela física, psicológica, sexual, simbólica e/ou violência de gênero que tem como ponto-alvo a mulher. Para a discussão teórica, busca-se pressupostos que possam dar conta da temática trazendo para a discussão autores como Norberto Bobbio, Wolfgang Sofsky e Pierre Bourdieu, visto que em uma sociedade que tem como sistema vigente o patriarcado questões em torno da mulher como a opressão, a submissão, a subalternidade e o silenciamento de vozes se fazem presentes. Como resultado inicial, tem-se a visualização dos diferentes tipos de violência no contexto narrativo.Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
BOBBIO, Norberto. et. al. Dicionário de política. Brasília: Ed. Univ. de Brasília, 2007.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: A condição feminina e a violência simbólica. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
COUTO, Mia. O outro pé da sereia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SOFSKY, Wolfgang. Tratado sobre la violencia. Madrid: ABADA, 2006.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado