SOBRE O TERROR MILITAR NO BRASIL: LEITURA DO CONTO O HOMEM CORDIAL, DE ANTÔNIO CALLADO
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.559Palavras-chave:
Terror militar, Conto, Antônio Callado.Resumo
Este trabalho discorre sobre o conto O homem cordial, de Antônio Callado, e caracteriza-se pela realização de uma leitura que considera o contexto histórico, e sociopolítico, do Brasil no período em que impera o regime ditatorial impetrado pelo governo militar, especificamente no primeiro governo após o golpe de 1964. Com a intenção de apontar nessa obra a presença do terror militar que acometeu, sobretudo, pessoas que reivindicavam a retomada da democracia e, por isto, eram consideradas subversivas, observaremos como o autor em pauta transpõe para o texto ficcional esse período histórico complexo da política brasileira. Para isto, recorreremos a autores que discorrem sobre esse contexto histórico, como Ronaldo Costa Couto (1998), Denise Rollemberg e Samantha Viz Quadrat (2010), Maria Luiza Tucci Carneiro (2014), Evaldo Vieira (2014), também autores que discutem a obra de Antônio Callado, como Silviano Santiago (1993) e Arturo Gouveia (2012), de modo a observar aspectos estruturais que compõem sua contística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado