ROMANCE DO CONQUISTADOR (1991): A RECRIAÇÃO DO MITO DONJUANESCO NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Aline Oliveira Arruda UFCG
  • Isis Mireu UFGC

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.555

Palavras-chave:

Romance do Conquistador, Mito donjuanesco, Literatura Brasileira Contemporânea

Resumo

Don Juan é um personagem conhecido mundialmente. Seu primeiro registro na literatura foi na obra El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra (1630), do espanhol Tirso de Molina (1630). Nesse trabalho examinaremos as características do mito donjuanesco presentes no personagem João, protagonista de Romance do Conquistador (1991), de Lourdes Ramalho. A dramaturga, ao reescrever o mito de Don Juan, cria personagens do universo do Nordeste brasileiro que se relacionam com o mito donjuanesco. Os objetivos desse estudo são identificar e analisar as principais características do mito donjuanesco na mencionada peça de Ramalho: a sedução, a mobilidade, o disfarce e o sobrenatural. Justifica-se nosso trabalho devido à necessidade de ampliar os estudos sobre a obra da dramaturga nordestina. Entre os nossos referenciais teóricos encontram-se ANDRADE (2006), BRUNEL (1997) e OLIVEIRA (2013), dentre outros.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Arruda, UFCG

Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Isis Mireu, UFGC

Doutora e Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social). Professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

16-02-2017

Como Citar

Oliveira Arruda, A., & Mireu, I. (2017). ROMANCE DO CONQUISTADOR (1991): A RECRIAÇÃO DO MITO DONJUANESCO NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista (Entre Parênteses), 5(2). https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.555

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários