EL DISCURSO METAFÍSICO DEL LOCO FINGIDO EN LA OBRA DRAMÁTICA EL CUERDO LOCO DE LOPE DE VEGA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.518Palavras-chave:
Teatro do Século de Ouro, Lope de Vega, El cuerdo loco, Metafísica, LoucuraResumo
Resumo: Na obra dramática El cuerdo loco (1605), Lope de Vega coloca em cena alguns conflitos políticos próprios de um ambiente de corte. Nesse contexto, o Príncipe Antonio utiliza a simulação da loucura para compor uma série de discursos a seu favor e, ao mesmo tempo, contra seus inimigos. O objetivo deste artigo é o de analisar um discurso específico, em que o príncipe baseia-se na Metafísica para demonstrar que somente finge ser um louco e que se encontra em seu pleno juízo. Como resultado, será possível colocar em evidencia o engenho do dramaturgo para compor e, sobretudo, incluir na boca de suas personagens reflexões de caráter metafísico.
Palavras-chave:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado