EL DISCURSO METAFÍSICO DEL LOCO FINGIDO EN LA OBRA DRAMÁTICA EL CUERDO LOCO DE LOPE DE VEGA

Autores

  • Ana Aparecida Teixeira de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.518

Palavras-chave:

Teatro do Século de Ouro, Lope de Vega, El cuerdo loco, Metafísica, Loucura

Resumo

Resumo: Na obra dramática El cuerdo loco (1605), Lope de Vega coloca em cena alguns conflitos políticos próprios de um ambiente de corte. Nesse contexto, o Príncipe Antonio utiliza a simulação da loucura para compor uma série de discursos a seu favor e, ao mesmo tempo, contra seus inimigos. O objetivo deste artigo é o de analisar um discurso específico, em que o príncipe baseia-se na Metafísica para demonstrar que somente finge ser um louco e que se encontra em seu pleno juízo. Como resultado, será possível colocar em evidencia o engenho do dramaturgo para compor e, sobretudo, incluir na boca de suas personagens reflexões de caráter metafísico.

Palavras-chave:

Biografia do Autor

Ana Aparecida Teixeira de Souza, Universidade de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo

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Publicado

16-02-2017

Como Citar

Teixeira de Souza, A. A. (2017). EL DISCURSO METAFÍSICO DEL LOCO FINGIDO EN LA OBRA DRAMÁTICA EL CUERDO LOCO DE LOPE DE VEGA. Revista (Entre Parênteses), 5(2). https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.518

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários