LOS LÍMITES DE LA INOCENCIA Y EL CUERPO DE LAS NIÑAS EN LA NOVELA RUMANA LA CRUZADA DE LOS NIÑOS, DE FLORINA ILIS
Resumo
Na literatura romena pós-comunista se desenvolveram profundas mudanças na maneira de escrever e se produziu uma interessante diversificação temática nas obras de mulheres escritoras. Ao longo desses anos, as escritoras ampliaram seus campos de interesse em direção a uma problemática existencial e abordaram a sua escrita considerando uma perspectiva corporal material, inscrita na vida cotidiana e liberada de tabus como a sexualidade relacionada à infância e às relações de poder entre meninas e meninos, além das que eles têm com os adultos. Meu objetivo é analisar a construção e representação do corpo feminino na infância considerando o conceito de vulnerabilidade e dos limites da inocência infantil no romance de Florina Ilis, Cruciada copiilor (2005) (2010, La cruzada de los niños). Interessa-me explorar como na infância o corpo feminino está submetido a uma série de regulações sociais que delimitam suas ações e determinam diversos comportamentos ou maneiras de se inter-relacionar com outros corpos. Pretendo também observar as estratégias disciplinares exercidas sobre eles que têm como objetivo evitar que saiam da “norma” estabelecida para mantê-los sob controle. Em concreto, analisarei como às vezes se criam situações nas quais os sujeitos, usualmente considerados mais vulneráveis, terminam dominando situações e submetendo a aqueles que, a princípio, deveriam ser os que exercem poder e fortaleza, desvanecendo, assim, toda percepção de inocência intrínseca, tão arraigada no inconsciente coletivo.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado