A CONFIGURAÇÃO DO POETA CRUZ E SOUSA PELA POLÊMICA E CRÍTICA OITOCENTISTAS

Autores

  • Marco Antonio Notaroberto da Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v13n1.2434

Palavras-chave:

PERIODISMO, CRÍTICA LITERÁRIA, POLÊMICA, POLARIZAÇÃO, CRUZ E SOUSA, VIRADA DO SÉCULO (XIX - XX)

Resumo

O presente artigo aborda o ambiente literário da virada do século (XIX – XX) no Brasil e o papel do periodismo na propagação de ideias, principalmente através da crítica literária e da polemização. Apresenta de forma substancial o embate entre movimentos literários antagônicos, como o Parnasianismo e o Simbolismo, a tensão entre literatura e vida literária e a configuração crítica do poeta Cruz e Sousa em meio à polarização. Por fim, busca elaborar um paralelo entre a mentalidade do tempo e a limitação da percepção pela ideologia.

 

Referências

BILAC, Olavo. Antologia poética / organização e notas, Paulo Hecker Filho. Porto Alegre: L&PM Editores, 2018.

BROCA, Brito. Naturalistas, parnasianos e decadistas: vida literária do realismo ao pré-modernismo / coordenação, Alexandre Eulalio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.

CRUZ E SOUSA, João da. Cruz e Sousa: obra completa / organização, Andrade Murici; atualização, Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

MAGALHÃES JR., Raimundo. Poesia e vida de Cruz e Sousa. 3.ed. refundida e aumentada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1975.

RIO, João do. O Momento Literário. Rio de Janeiro: H. Garnier, s/d [1908].

VENTURA, Roberto. Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, 1870-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Downloads

Publicado

09-09-2024

Como Citar

da Silva, M. A. N. (2024). A CONFIGURAÇÃO DO POETA CRUZ E SOUSA PELA POLÊMICA E CRÍTICA OITOCENTISTAS. Revista (Entre Parênteses), 13(1). https://doi.org/10.32988/rep.v13n1.2434

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários