A CONFIGURAÇÃO DO POETA CRUZ E SOUSA PELA POLÊMICA E CRÍTICA OITOCENTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n1.2434Palavras-chave:
PERIODISMO, CRÍTICA LITERÁRIA, POLÊMICA, POLARIZAÇÃO, CRUZ E SOUSA, VIRADA DO SÉCULO (XIX - XX)Resumo
O presente artigo aborda o ambiente literário da virada do século (XIX – XX) no Brasil e o papel do periodismo na propagação de ideias, principalmente através da crítica literária e da polemização. Apresenta de forma substancial o embate entre movimentos literários antagônicos, como o Parnasianismo e o Simbolismo, a tensão entre literatura e vida literária e a configuração crítica do poeta Cruz e Sousa em meio à polarização. Por fim, busca elaborar um paralelo entre a mentalidade do tempo e a limitação da percepção pela ideologia.
Referências
BILAC, Olavo. Antologia poética / organização e notas, Paulo Hecker Filho. Porto Alegre: L&PM Editores, 2018.
BROCA, Brito. Naturalistas, parnasianos e decadistas: vida literária do realismo ao pré-modernismo / coordenação, Alexandre Eulalio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
CRUZ E SOUSA, João da. Cruz e Sousa: obra completa / organização, Andrade Murici; atualização, Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
MAGALHÃES JR., Raimundo. Poesia e vida de Cruz e Sousa. 3.ed. refundida e aumentada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1975.
RIO, João do. O Momento Literário. Rio de Janeiro: H. Garnier, s/d [1908].
VENTURA, Roberto. Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, 1870-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado