REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS DA COVID-19 EM LIVROS DIDÁTICOS:
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA COMPLEMENTARIDADE INTERSEMIÓTICA
Palavras-chave:
semiótica social multimodal; complementaridade intersemiótica; representação social; livro didático, pandemia da Covid-19.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as representações produzidas acerca da pandemia no livro didático Prisma: Ciências Humanas - Mundo em Movimento: Globalização, conflitos e pandemia (RAMA et al, 2020), selecionado pelo PNLD 2021. Para tanto, foi adotado o referencial teórico-metodológico proposto pela Semiótica Social (HALLIDAY, 1994; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), precisamente a Complementaridade Intersemiótica Ideacional/Representacional (ROYCE,1998; NASCIMENTO, 2018) a fim de verificar que significados sociais sobre a pandemia da Covid-19 são produzidos a partir da relação texto-imagem estabelecida nos textos multimodais analisados. Ao final, o trabalho para a falta de foco na análise multimodal exigida nos livros didáticos, a fim de promover o letramento visual e crítica dos alunos, bem como a necessidade de se abordar representações da realidade calcadas na cultura e nas demandas sociais vividas pelos alunos brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado