REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS DA COVID-19 EM LIVROS DIDÁTICOS:
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA COMPLEMENTARIDADE INTERSEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2170Palavras-chave:
semiótica social multimodal; complementaridade intersemiótica; representação social; livro didático, pandemia da Covid-19.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as representações produzidas acerca da pandemia no livro didático Prisma: Ciências Humanas - Mundo em Movimento: Globalização, conflitos e pandemia (RAMA et al, 2020), selecionado pelo PNLD 2021. Para tanto, foi adotado o referencial teórico-metodológico proposto pela Semiótica Social (HALLIDAY, 1994; HODGE; KRESS, 1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), precisamente a Complementaridade Intersemiótica Ideacional/Representacional (ROYCE,1998; NASCIMENTO, 2018) a fim de verificar que significados sociais sobre a pandemia da Covid-19 são produzidos a partir da relação texto-imagem estabelecida nos textos multimodais analisados. Ao final, o trabalho para a falta de foco na análise multimodal exigida nos livros didáticos, a fim de promover o letramento visual e crítica dos alunos, bem como a necessidade de se abordar representações da realidade calcadas na cultura e nas demandas sociais vividas pelos alunos brasileiros.
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