DUAS PIONEIRAS NO ESTUDO DA ANTIGUIDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1139Palavras-chave:
Estudos clássicos, cientistas pioneiras, contribuição femininaResumo
Apresentamos, neste artigo, a trajetória intelectual de duas classicistas brasileiras do século XX. Após propormos uma reconstituição histórica sobre a formação das instituições de Ensino Superior no território brasileiro, destacamos a formação das professoras Ingeborg Braren e Maria da Glória Alves Portal na Universidade de São Paulo. Objetiva-se, por um lado, tornar patente o pioneirismo de sua contribuição intelectual de ambas as docentes para o ensino e pesquisa sobre a Antiguidade Clássica no Brasil. Por outro lado, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão do papel de protagonismo das mulheres no desenvolvimento da ciência do país, em geral, e dos estudos clássicos, em particular.
Referências
BARBOSA, E. M., & MACHADO, C. J. Gênese do direito do voto feminino no Brasil: uma análise jurídica, política e educacional. Revista HISTEDBR On-Line, 12(45), 89-100. 2012.
BARROSO, C.L.M.; MELLO, G.N. O acesso da mulher ao ensino superior brasileiro, Cadernos de Pesquisa FGV, 15, 1975, 47-77.
BEOZZO, J. O. Pacto das Catacumbas. Por uma Igreja servidora e pobre. São Paulo, Paulinas, 2015.
BRAREN, I. A Epistolografia em Roma. 1992.
_____. Antologia Bilingue de Escritores Latinos. Catão, 1988. (Tradução/Artigo).
_____. Componentes polifónicos em el discurso epistolográfico de Séneca. Auster Revista Del Centro de Estudios Latinos, La Plata, n.2, p. 121-128, 1996.
_____. Da Clemência de Sêneca. Textos Latinos. SBEC, São Paulo, 1989.
_____. Direção da Coleção Grécia-Roma, 1991.
_____. O jocoso nas Epístolas Morais de Sêneca. Polis. Revista de Ideas y Formas Políticas de La Antigüedad Clásica, Alcalá, n.4, p. 33-42, 1992.
_____. O mausoléu de Augusto e a Apocolocintose de Sêneca. Clássica. São Paulo, p. 169-173, 1995.
_____. Os ouvidos atentos de César (Horácio Sat. II, I). Clássica. Araraquara, v. 2, p. 21-27, 1993.
_____. Por que Sêneca escreveu epístolas? Letras Clássicas, São Paulo, p. 39-44, 1999.
_____. Sêneca. Epístola a Lucílio. Epístola 1. Letras Clássicas, São Paulo, p. 291-292, 1999.
_____. Sêneca. Epístola a Lucílio. Epístola 41. Letras Clássicas, São Paulo, p. 193-194, 1999.
_____. Sêneca/Salústio. Tratado sobre a Clemência. A Conjuração de Catilina. A guerra de Jugurta. Petrópolis, 1990. (Prefácio, Pósfacio/Introdução).
Cunha, L. Diretrizes para o estudo histórico do ensino superior no Brasil, v. 3 n. 23 (1984): História da Educação Brasileira, pp. 6-26.
FAVERSANI, F. A pobreza no Sayricon de Petrônio. Ouro Preto, UFOP, 1999.
FLORES, S. R. A democratização do ensino superior no Brasil, uma breve história: da Colônia a República. Revista Internacional De Educação Superior, 3(2), 401-416. 2017. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7769
FUNARI, P. P. A.; A Anforologia: Uma Nova Disciplina Arqueológica. Revista de História (USP), v. 118, p. 161-170, 1985.
_____. La cultura popular en la Antigüedad Clásica. Écija: Editorial Sol, 1991.
_____. Arqueologia. São Paulo, Ática, 1988.
_____. Cultura Popular na Antiguidade Clássica. São Paulo, Contexto, 1989.
_____. Pesquisa e Ensino da Antiguidade Ibérica no Brasil. Porque estudar a Antiguidade da Península Ibérica no Brasil? Uma contribuição para o debate. Palestra proferida na Universidade Federal de Alfenas, 2019. DOI: 10.13140/RG.2.2.12004.01927.
_____. GARRAFONI, R.S. A aculturação como modelo interpretativo: o estudo de caso da Romanização. Revista Heródoto. Unifesp, Guarulhos, v. 3, n. 2, Dezembro, 2018. p. 246-255.
GARRAFFONI, Renata Senna. História Antiga e as Camadas Populares: Repensando o Império Romano. Separata da Revista Cadmo. Nº.18. Lisboa, 2008. p.169-180.
LOPES, M.M; SOUZA, L.G. P; SOMBRIO, M.M.O. A construção da invisibilidade das mulheres nas ciências: a exemplaridade de Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976). Gênero, Niterói, v. 5, n.1, p. 97-109, 2004.
PORTAL, M.G.A. A colonização romana na Dácia e no Baixo Danúbio. In: Anais do IV Simpósio Nacional de Professores Universitários de História. 1967.
_____. A escravidão na Dácia Romana. In: Anais do VI Simpósio Nacional de Professores Universitários de História. 1967.
_____. A evolução dos direitos do homem na Antiguidade. In: Anais da FFLC de Bauru, 1964.
_____. Alguns pontos controversos em torno da Coluna Trajana. Revista de História. nº.72. São Paulo, 1967.
_____. Análise de Documentos Concernentes à Estrutura Agrária na primeira colônia Teuta em Terra Capixaba (1847-1920). In: Anais do VIII Simpósio Nacional dos Professores Universitários de História. 1975.
_____. Os altos rendimentos da Mineração na Hispânia Romana (206-166 a.C). Revista de História. nº 111. São Paulo, 1978. p.03-17.
_____. Resenha: La minería hispana e Iberoamericana. Revista de História da USP. 1975.
_____. Sobre a escravidão no Império Romano, 152 documentos epigráficos, Revista de História da USP, 1983, 114, 135-166.
RAGO, L. M. Feminizar é preciso: por uma cultura filógina. São Paulo Perspec. São Paulo. v. 15, n. 3, p. 53-66, Julho, 2001.
SAID, Edward. Culture and Imperialism. New York: Vintage Books, 1994.
SAVIANI, D. (2011). A expansão do Ensino Superior no Brasil: Mudanças e continuidades. Poiesis Pedagógica. 8(2), 4-17.
SCHWARTZMAN, Simon. A universidade primeira do Brasil: entre intelligentsia, padrão internacional e inclusão social. Estud. Av. São Paulo. v. 20, n. 56, p. 161-189, Abril de 2006.
SILVA, Glaydson José da. Os avanços da História Antiga no Brasil. In: Renata Lopes Biazotto Venturini. (Org.). História Antiga I: Fontes e Métodos. 1ed. Maringá: Eduem, 2010, v. 01, p. 73-94.
TRINDADE, Hélgio. Saber e poder: os dilemas da universidade brasileira. Estud. Av. São Paulo. v. 14, n. 40, p. 122-133. Dez. 2000.
FONTES
Arquivo Geral da Universidade de São Paulo
Maria da Glória Alves Portal:
ARQUIVO GERAL DA USP. Maria da Glória Alves Portal. Processo: 80.1.21612.01.5 Caixa: 7131. Setor: FFLCH/USP. “Afastamento”. 21/08/1987.
ARQUIVO GERAL DA USP. Maria da Glória Alves Portal. Processo: 79.1.29697.1.8 Caixa: 7028. Setor: FFLCH/USP. “Contrato – Docente”. 15/09/1987.
ARQUIVO GERAL DA USP. Maria da Glória Alves Portal. Processo: 77.1.1405.01.8 Caixa: 6400. Setor: FFLCH/USP. “Comissionamento”. 21/09/1987.
ARQUIVO GERAL DA USP. Maria da Glória Alves Portal. Processo: 77.1.19293.1.0 Caixa: 6512. Setor: FFLCH/USP. “Contagem de Tempo de Serviço”. 22/04/1988.
Ingeborg Braren:
Processo n. 80.1.40348.1.8
Interessado: Ingeborg Braren
Título: Sobre acumulação de cargos exercidos, Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 80.1.30407.1.1
Interessado: Ingeborg Braren
Título: Contrato docente Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 90.1.28100.1.0
Interessado: Ingeborg Braren
Título: Credenciamento para orientadores da área de Letras Clássicas Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 86.1.2207.1.7
Interessado: Ingeborg Braren
Título: Curso de pós-graduação. Expedição de título Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 92.1.1815.8.7
Interessado: Ingeborg Braren
Título: Requer sua inscrição no concurso para provimento de cargo de professor assistente, área de Língua e Literatura Latina Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 91.1.49907.1.0 v.3 [do processo n. 76.1.16053.1.7]
Interessado: FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
Título: Nomeação por concurso de professor assistente Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 71.1.1271.1.9 v.1
Interessado: FFLCH
Título: Solicita autorização para o funcionamento do curso de pós-graduação da área de Letras Clássicas Setor. FFLCH/UP.
Processo n. 90.1.28108.1.0 v. 2 [do Processo n. 71.1.1271.1.9 v.1]
Interessado: FFLCH
Título: Solicita autorização para o funcionamento do curso de pós-graduação da área de Letras Clássicas Setor. FFLCH/USP
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado